VII JORNADAS DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA
Tipo: Colóquio
Local: FLUP - Sala de Reuniões 1
Data: 25 novembro 2021
Link para Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84988451457
CITCEM/FLUP
VII Jornadas de História da Historiografia
«Desafios da Cidadania: História e Historiografia
no conspecto das Ciências Sociais e Humanas»
Sala de Reuniões 1
Porto, 25 de Novembro de 2021
Programa
09H00 – Abertura.
1.ª Conferência
09H30 – «Depois da nação, do indivíduo e do sujeito: história política e políticas da história», por José Neves (FCSH-UNL, IHC, IN2PAST). Apresentação de Nuno Bessa Moreira (CITCEM).
Comunicações
10H30 – Sessão 1.
Moderação: Lurdes Macedo (ULP; CECS-UM).
«José Manuel Tengarrinha e a Cidadania: Breve Resenha Biobibliográfica», por Duarte de Babo Marinho (CITCEM; FLUP).
«Historiografia e Cidadania no Manifesto Theses on Theory and History (2018)», por Nuno Bessa Moreira (ULP; CITCEM) e Francisco Azevedo Mendes (ICS-UM, Lab2PT).
«Contributos da História Policial para a formação da cidadania nacional», por Eurico Gomes Dias (ISCSPI-ICPOL; CEPESE; CHSC; CITCEM).
«Os sistemas de organização do conhecimento e a investigação historiográfica: desafios (não só) metodológicos»,por Olívia Pestana (FLUP, CITCEM).
13H00 – Almoço.
Comunicações
15H30 – Sessão 2.
Moderação: Eurico Gomes Dias (ISCSPI-ICPOL; CEPESE; CHSC; CITCEM).
«Dos bolandistas aos cultores de uma historiografia científica: a necessidade do processo de crítica de fontes e o compromisso com o mundo à sua volta», por Helena Osswald (FLUP; CITCEM; CEHR).
«Contributos do Ensino da História para os desafios da cidadania», por Luís Alberto Marques Alves (FLUP; CITCEM).
«Sociologia e História: reflexão sobre as virtudes (e algumas dificuldades) de um encontro a partir de uma prática de investigação»,por Virgílio Borges Pereira (FLUP, IS-UP).
«“Eu sou um cidadão, brada[1]!” Breve perspetiva histórica sobre cidadania, protesto e artivismo em Moçambique», por Lurdes Macedo (ULP, CECS- UM).
Conferências de encerramento
18H00 – «Contemporaneidade e Historicidade», por Rui Cunha Martins (FLUC, CEIS20). Apresentação de Francisco Azevedo Mendes.
19H00 – «Pensar uma história e uma memória da cidadania em Portugal: algumas notas a propósito de 1820», por Isabel Nobre Vargues (FLUC. CEIS 20). Apresentação de Duarte de Babo Marinho e João Torres Lima.
Organização: Nuno Bessa Moreira, Duarte de Babo Marinho & CITCEM.
[1] Moçambicanismo com origem no vocábulo da língua inglesa brother (irmão) que, adaptando a grafia e a pronúncia à língua portuguesa, mantendo o significado original.