Sobre o CITCEM
HISTÓRIA E MISSÃO
Criado em 2007, o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória é uma unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ancorado no domínio das Humanidades e Ciências Sociais, o CITCEM atua como plataforma de investigação transdisciplinar, explorando as relações próximas entre várias áreas disciplinares, como a História, Arqueologia, História de Arte, Estudos Culturais e Literários, Demografia, Informação, Comunicação, e Ciências do Património, entre outras.
O CITCEM centra-se no estudo transdisciplinar de temas relacionados com a Memória e Património, em articulação com a construção interativa e evolutiva de identidades e espaços económicos, sociais, políticos, e culturais, com particular ênfase, mas não exclusivo, no noroeste de Portugal. Este enfoque abrange o estudo de memórias identitárias, património cultural nas suas formas materiais e imateriais, história ambiental, paisagens rurais e urbanas, mobilidade populacional, práticas religiosas, assim como outros tópicos de investigação relacionados.
Presentemente, o CITCEM engloba mais de 400 investigadores, entre integrados e não integrados. Trata-se de uma equipa altamente qualificada, multifacetada e motivada, que conflui para os objetivos de um Centro que acabou de completar uma década de funcionamento bem-sucedido.
Desde a sua origem, o CITCEM tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com entidades locais e instituições independentes, implementando uma forte ligação regional que permitiu catalisar parcerias, nacionais e internacionais, de sucesso. Tendo por base um sólido histórico de impacto regional e de cooperação, e mantendo-se em contacto próximo com decisores políticos e promotores independentes, o CITCEM compromete-se com a transferência de conhecimento entre investigação académica e comunidades locais.
Consequentemente, o CITCEM pretende manter e expandir o seu papel no amplo diálogo atual, no âmbito do noroeste português, acerca do futuro da região e das suas ligações com o restante país e o estrangeiro. Enquanto parceiro dinâmico neste diálogo, o Centro oferece contributos vitais, interdisciplinares e transnacionais, das Humanidades e Ciências Sociais, em busca de respostas positivas para os desafios presentes e futuros, em estreito alinhamento com as prioridades do programa de trabalho H2020 Science with and for Society para 2018-2020, e com a Agenda 2030.
PLANO ESTRATÉGICO DO CITCEM PARA 2018-2022
Na sequência do anterior Plano Estratégico, incidente na temática “Dinâmicas da Memória e da Identidade”, o CITCEM adota agora o tema “Migrações e Permeabilidades” como prioridade de investigação estratégica para o período de 2018-2022. Este tema abarca conceitos latos de movimento e mudança, de natureza sociocultural, política, económica, ambiental e tecnológica, enfatizando noções de transnacionalidade, sincretismo e transição. As competências, experiência e interesses de investigação dos membros do CITCEM irão determinar o seu relacionamento com linhas específicas de investigação decorrentes do tema principal “Migrações e Permeabilidades”.
É objetivo do CITCEM continuar a promover uma apreciação e consciencialização multidimensionais do território, cultura, literatura, história e património, a um nível local e regional, combinando-o com perspetivas globais. Os conceitos de “mobilidade” e “glocalidade” resumem o âmbito de intervenção futura do Centro.
PRIORIDADES E TERCEIRA MISSÃO DO CITCEM
São uma prioridade do CITCEM a expansão da sua oferta de programas de formação especializados, parcerias com indústrias (tais como as previstas nos programas CoLabs) e outras iniciativas similares. Do mesmo modo, o recrutamento de investigadores pós-graduados, nacionais e internacionais, continuará a ser uma meta para o CITCEM, associada a uma estratégia de comunicação externa eficaz que permita reforçar redes internacionais.
Enquanto Unidade de I&D em Humanidades envolvida em investigação qualitativa, que pressupõe seres humanos e dados sensíveis que lhes estão associados, o CITCEM encara como prioridade a implementação de procedimentos de atuação ética de acordo com linhas internacionais, como as previstas no The European Code of Conduct of Research Integrity (2017).
O CITCEM irá igualmente refletir sobre o papel a desempenhar na regeneração do Porto e região circundante. O Centro e as suas iniciativas encontram-se intensamente ligados a esta dinâmica cidade e região, presentemente sob intensa procura internacional. Nos últimos anos, este processo transformou profundamente a cidade e os seus habitantes, expandindo as suas ligações internacionais. À medida que o Porto se posiciona como um pólo europeu de tecnologia, ciência, artes e design, constituindo um ecossistema único que muito deve às raízes industriais da cidade e à sua reconversão, numerosos desafios se adivinham. No contexto desta mudança de paradigma, os contributos das Humanidades revelam-se cruciais.
O CITCEM encontra-se numa posição privilegiada para dar ao Porto contributos oportunos e pertinentes. “Migrações e Permeabilidades”, a prioridade de investigação temática do CITCEM para 2018-2022, coloca o Centro como colaborador ideal para uma análise profunda dos processos de mutação desta cidade.
Neste sentido, o CITCEM irá continuar a exponenciar a articulação da sua ação com entidades locais e regionais, assim como com parceiros independentes, nacionais e internacionais, promovendo um diálogo aberto e fornecendo contributos de investigação de ponta que possam ser integrados nas indústrias turística, cultural, criativa, científica e tecnológica do Porto. Esta articulação irá garantir o impacto sustentável do CITCEM e a realização do objetivo fundamental de promoção do conhecimento no âmbito da História, Património, Cultura e Memória locais.
Para alcançar estes objetivos, o CITCEM encontra-se organizado em 8 Grupos de Investigação:
- Territórios e Paisagens
- Populações e Saúde
- Valores de Transação/ Valores em Transição
- Sociabilidades e Práticas Religiosas
- Representações Locais e Globais
- Património Material e Imaterial
- Educação e Desafios Societais
- Cultura Digital
Os membros dos 8 grupos irão atuar de forma complementar e cruzada em 5 linhas de investigação:
- Alteridade em Nós
- Territórios Partilhados
- Transformações Ambientais
- Transições em Mudança
- Fluxos Globais