Transições em Mudança

Esta linha de investigação procura inquirir um amplo conjunto de tópicos ligados a mudanças de paradigma impulsionadoras de alterações nas formas de governo, locais e globais, e nas políticas públicas. Entre eles incluem-se, a título de exemplo, alterações de natureza demográfica (como o envelhecimento da população); viragens económicas (como o novo paradigma de uma economia social); mutações políticas e governativas (como as mudanças de regime); e as amplas alterações causadas pelas culturas digitais em evolução, pela tecnologia da informação e pela mais vasta difusão do conhecimento. A LI espera debater questões como as do envelhecimento da população, bem-estar e saúde, avaliando de que forma noções como as de qualidade de vida, estilo de vida ativo, o valor da vida humana e do indivíduo evoluíram em função da dilatação da esperança média de vida. Procura igualmente demonstrar de que modo a mobilidade populacional a uma escala global e o aumento da esperança de vida ampliaram o debate sobre estes tópicos.

Outro domínio sob escrutínio será a transição gradual de valores capitalistas, centrados no lucro imediato, para outros, focados nas noções de sustentabilidade, reforço da economia social e nos valores da solidariedade, redes sociais e educação contínua para a cidadania. A LI vai investigar em que termos e com que impactos o exercício da cidadania se tem expandido, graças às plataformas digitais e aos paradigmas, em mudança, das práticas de educação social.

Uma outra área de intervenção procurará estudar as economias informais: formas alternativas de troca e de valores de transação, acompanhadas de noções como as de troca direta, sustentabilidade, comércio justo e relações de confiança.

Uma outra linha de reflexão prende-se com as transições de natureza política, como as de regimes autoritários para democracias. Por exemplo, que transições se desenvolveram na sociedade portuguesa desde a revolução democrática de 1974? Que valores e prioridades sociais se estabeleceram, de um ponto de vista educacional, nas últimas quatro décadas? A LI focar-se-á, de igual modo, no papel desempenhado pelas culturas digitais e pelas indústrias criativas no campo do património. Indagará de que modo estas poderão contribuir para a criação de produtos de informação patrimonial, repositórios e plataformas de disseminação que ligam a investigação académica ao mundo empresarial, ou outros produtos que possam ser adquiridos por atores inseridos no mercado do turismo cultural.