Nervoso mestre, domador valente/ da Rima e do Soneto português: João Penha (1839-1919) e o seu tempo
Tipo: Colóquio
Local: FLUP: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Data: 9 fevereiro 2017 → 10 fevereiro 2017
Nervoso mestre, domador valente/ da Rima e do Soneto português:
João Penha (1839-1919) e o seu tempo
Boémio carismático da tradição estudantil e agente dinamizador do mundo das letras, o nome de João Penha encontra‑se inscrito nos anais literários, desde a publicação d’ A Folha (1868-1873), o microcosmo literário da segunda geração coimbrã, cujos 150 anos se assinalam em 2018. Sob a exigência do magistério de Penha, determinantemente exercido ao nível da correção linguística e formal, revelaram‑se e apuraram‑se algumas das grandes vocações poéticas do nosso fim de século, granjeando-lhe, nas palavras de Gonçalves Crespo, o sugestivo epíteto de “Nervoso mestre, domador valente/ da Rima e do Soneto português”.
Tomando como mote os documentos reunidos em Obras de João Penha: Edição Crítica e Estudo, este colóquio pretende impulsionar a revisão analítica da obra penhiana e favorecer uma reflexão em torno do contexto finissecular alargado.
Convidam-se os investigadores interessados a propor comunicações, em torno dos temas apresentados no documento anexo.
Propostas de comunicações (máx. 300 palavras), acompanhadas de CV (máx. 100 palavras), poderão ser enviadas, até 15 de julho de 2016, para citcem@letras.up.pt
Organização:
CITCEM
Comissão organizadora:
Francisco Topa
Elsa Pereira