António Joaquim Abreu da Silva
Colaborador
Informação pessoal
Nome: António Joaquim Abreu da Silva
Agregação: Colaborador
Grau académico: Mestrado
Categoria profissional: Investigador
Instituição: IPP
Email: antjasesm@gmail.com
Grupos de investigação
ESC - Educação e Desafios Societais
Grau académico
Instituição: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho
Ano: 2000
Grau: Mestrado em Educação, área de especialização de Filosofia da Educação
Classificação: Muito Bom
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 1982
Grau: Licenciatura
Classificação: 14 valores
Experiência científica/profissional atual e passada
Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Período: Setembro 2014 - Fevereiro 2017
Posição: Docente da unidade curricular de Ética e Deontologia na Licenciatura de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa
Instituição: Universidade Portucalense
Período: Setembro 2012 - Fevereiro 2013
Posição: Docente da unidade curricular de Ética e Formação Profissional no Mestrado em Ensino de História e Geografia
Instituição: Universidade do Minho
Período: Setembro 1996 - Agosto 2006
Posição: Docente do Departamento de Pedagogia do Instituto de Educação e Psicologia
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Período: Setembro 1994 - Agosto 1996
Posição: Docente do Seminário de Metodologia do Ensino da Filosofia (Ramo de Formação Educacional do Curso de Licenciatura em Filosofia)
Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento
Tese de Mestrado: Henry Giroux: a Pedagogia como Possibilidade Crítica. Instituição - Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia. Orientadora – Professora Doutora Laura Ferreira dos Santos. Data – 17 de março de 2000.
Atividade científica
Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios da Didática Geral (registo CCPFC/FOR-0841/95), das Didáticas Específicas: Filosofia (registo CCPFC/FOR-0936/95) e da Avaliação (registo CCPFC/FOR-1499/96).
Projetos do CITCEM
Outros projetos
2010 (27 de setembro a 1 de outubro, em Riga, Letónia) - Professional Development of Teachers: Initiatives and Challenges, após candidatura e aprovação, pela Agência Nacional PROALV (Programa Aprendizagem ao Longo da Vida), do projeto individual apresentado.
Publicações do CITCEM
Outras publicações
Livros:
Silva, António J. A. (2002). Pedagogia Crítica e Contra-Educação. Coimbra: Quarteto Editora.
Silva, António J. A. et all (1993). Estrutura Modular nas Escolas Profissionais. Porto: Ministério da Educação/GETAP [livro também editado em Francês Structure Modulaire dans les Écoles Professionnelles e Inglês Modular Structure in Vocational Schools; a edição é ainda acompanhada por um vídeo de apoio com o mesmo título].
Capítulos de livros:
Silva, António J. A. (2010). Sob o olhar do outro: desafios éticos na avaliação e na observação do desempenho docente. In Eusébio A. Machado, Fernando R. Gonçalves, Maria Palmira Alves (Org.). Observar e Avaliar as Práticas Docentes. Um roteiro prático-reflexivo. St. Tirso: De Facto Editores.
Silva, António J. A. (2003). Práticas de avaliação e valores de cidadania: aberturas e confinamentos. In José da Silva Ferreira e Carlos Vilar Estevão (Org.). A Construção de uma Escola Cidadã: Público e Privado em Educação. Braga, Ruílhe: Externato Infante D. Henrique.
Artigos:
Silva, António J. A. et al (2011). Desenvolvimento Profissional Docente: Identidades e Trajetos. ELO, nº 18, Julho, 367-382 [Revista do Centro de Formação Francisco da Holanda. Número temático: A Cidadania e a Democracia nas Escolas].
Silva, António J. A. Silva (2010). Auto-avaliação de escola: reflectir práticas e reconstruir contextos numa escola de todos para todos. ELO, nº 17, 145-155 [Revista do Centro de Formação Francisco da Holanda. Número temático: Auto-Avaliação de Escolas e Processos de Auto-Monitorização].
Silva, António J. A. (2009). Três notas sobre a (auto)avaliação do desempenho docente como prática de subjetivação profissional. ELO, nº 16, 147-157 [Revista do Centro de Formação Francisco da Holanda. Número temático: Avaliação do Desempenho Docente].
Silva, António J. A. (2002). Avaliação e cidadania ou o mito da transparência do olhar: para a crítica de um lugar comum. Teoria e Prática da Educação, volume 5, nº 11, Setembro, 99-118.
Comunicações em atas:
Silva, António J. A. (2003). “As ‘regras do jogo’: ambivalências do lúdico e expressão crítica da existência”. Atas do VII Congreso Galego Portugués de Psicopedagoxía. Coruña: Universidade da Coruña, 363-373.
Silva, António J. A. (2002). “Do ‘cuidado de si’ ou dos prazeres da errância: fragmentos de intervenção educativa”. Actas das Segundas Jornadas Internacionais de Animação Sociocultural. Chaves: Departamento de Artes do Pólo de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 18-26.
Silva, António J. A. (2002). “Le travail pédagogique en tant que travail intellectuel critique: autour de la spécificité du travail pédagogique”. In Centre Interdisciplinaire sur les Valeurs, les Idées, les Identités et les Compétences (C.I.V.I.I.C.) en éducation et en formation (org.). Actes du Colloque: Les Idées Pédagogiques, Patrimoine Educatif?. Rouen: Publications de l’Université de Rouen, 15-24.
Silva, António J. A.; Santos, Laura F. (2001). “Da ordem do império à cidadania guerreira (com alguns apontamentos adversativos)”. In Bento Duarte da Silva e Leandro S. Almeida (orgs.). Atas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, vol. II. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho, vol. II, 463-473.
Silva, António J. A.; Santos, Laura (2000). “Acerca da educação como acto de coragem, ou da necessidade de pintar gatos multicolores”. Atas do Congresso Internacional: Um Olhar Sobre Paulo Freire. Évora: Universidade de Évora [edição em CD, secção IV].
Silva, António J. A. (2000). “Sobre o conflito em educação: o ponto de vista da pedagogia crítica”. In Adalberto Dias de Carvalho et al. (coord.). Diversidade e Identidade. Atas da 1ª Conferência Internacional de Filosofia da Educação. Porto: Gabinete de Filosofia da Educação e Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 569-580.
Outras publicações:
Silva, António J. A. et all (1991). Área de Integração. Porto: Ministério da Educação/GETAP [em co-autoria com Amélia Correia, Conceição Rocha, Duarte Pimentel e Francisco Ferreira; trata-se do programa, para três anos de ensino, da disciplina de “Área de Integração” pertencente à componente sociocultural do currículo de formação dos Cursos Profissionais].
Outros
De 1990 a 1992 e de 2008 a 2013: exercício de funções técnico-pedagógicas de inovação e desenvolvimento em Direções-Gerais do Ministério da Educação (áreas de trabalho: Organização curricular e metodológica do ensino profissional; Avaliação do desempenho docente; Processos de autonomia e de organização das escolas do ensino básico e secundário);
Atividades mais recentes como formador na formação contínua de professores dos ensinos básico e secundário:
Maio a julho de 2017 - Oficinas de Formação, no Centro de Formação de Associação de Escolas Braga – Sul, em colaboração com outros formadores: Articulação curricular, interdisciplinaridade e práticas de despadronização em conselho de turma; Pedagogia diferenciada e inovação: para não deixar um só aluno para trás.
Em 2014/2015 - Oficina de Formação, no Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, em colaboração com outro formador: Recursos multimédia na didática da Filosofia: gravação e edição de áudio e criação de podcasts.