Celina Silva
Investigador Integrado
Informação pessoal
Nome: Celina Silva
Agregação: Investigador Integrado
Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Professor associado
Instituição: FLUP-Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Email: celinas@letras.up.pt
Grupos de investigação
GR - Representações Locais e Globais
Grau académico
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 1992
Grau: Doutoramento em Letras-especialidade em Teoria da Literatura
Classificação: Distinção e louvor por unanimidade
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 1986
Grau: Mestrado em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas
Classificação: Muito Bom
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 1980
Grau: Licenciatura em Filologia Ro- mânica
Classificação: 16 valores
Experiência científica/profissional atual e passada
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Período: Agosto 1983 - Present
Posição: Docência da disciplina de Teoria da Literatura
Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento
1986 - Mestrado em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas pela FLUP, com a dissertação intitulada “Da ‘Histoire du Portugal par Cœur’ – Ao encontro da ingenuidade”,(pp. 127) orientação do Professor Doutor José Augusto Seabra; classificação final- “Muito Bom”.
1992 – Doutoramento em Letras, especialidade- Teoria da Literatura, na FLUP, com a dissertação intitulada “A Busca de uma Poética da Ingenuidade – (Re)invenção da utopia (Reflexão sistematizante sobre a produção literária de José de Almada Negreiros)” (pp. 589), orientação da Professora Doutora Maria de Lourdes Ferraz, classificação final- “Distinção e Louvor” por unanimidade.
Atividade científica
Atividade de investigação em curso; domínios científicos de trabalho: Teoria da Literatura, Teoria da Arte, Estética, Semiótica.
1. Equacionar as condicionantes e linhas de força na teoria literária contemporânea através do diálogo das vertentes francófona e anglo saxónica.
2. Linha "Diálogos em Teoria", (CITCEM): relação-confronto entre a investigação e a prática docente da disciplina de Teoria da Literatura em Portugal, França e nos Estados Unidos da América.
3.Semiótica da Cultura - A Pluricodificação nos Textos Artísticos.
4.Questões de Intermedialidade: Almada, A.Pimenta e Lima de Freitas.
5. Leitura crítica da obra literária de Almada Negreiros.
Projetos do CITCEM
Outros projetos
Projetos no CITCEM- Inquiries on Writing (Theoretical Approaches)- Leitura crítica das últimas obras de Gérard Genette: Bardadrac, Codicille, Apostille e Epilogue;- Transversalidade Cultural -“Almada Poliédrico”- Abordagem da produção polifacetada de Almada; literatura/reflexão/ intervenção; “Alberto Pimenta, Pluricodificação Intersemiótica” - Processes of Creation - A Teoria da Literatura no Século XXI: reflexão acerca do retorno da Teoria no contexto das Humanidades e nos Estudos Literários em particular, visando equacionar possíveis linhas de articulação e desenvolvimento (2013-17).Responsável pela linha de Teoria da Literatura.
Publicações do CITCEM
Outras publicações
Livros-Autoria:
Almada Negreiros – A Busca de Uma Poética da Ingenuidade ou A (Re)invenção da Utopia, Porto, Fundação Eng.º António de Almeida, 1994 (pp. 343);
Pluralidade e Convergência (Leituras, fragmentos e notas acerca de Teoria da Literatura), Universidade de Aveiro, Suplemento 4 da Revista "Forma Breve", 2008;
Organização:
Almada Negreiros: A descoberta como necessidade – Atas do Colóquio Internacional, Porto, Fundação Eng.º António de Almeida, 1998. Colaboração: Trocando Olhares, Antologia 1912-2012 capítulo sobre Almada Negreiros, CLEPUL, Lisboa,2017.
Artigos:
“Do Retorno de Terpsícore (A propósito de «Pensar a Dança» de José Sasportes), in Cultura e Arte. Suplemento Quinzenal [de O Comércio do Porto], coordenação de José Augusto Seabra e Jacinto de Magalhães, orientação gráfica: Francisco Laranjo, série II, nº126, 15/6/85;
“Theatron: Diálogo e máscara”, Suplemento Literário de Minas Gerais, vol. XXII, nº1009, p. 13, Novembro de 1988;
“Considerações globais sobre o género literário”, in Revista da Faculdade de Letras – Línguas e Literaturas, II série, vol. VIII, 1991, Porto;
“Género e diferenciação genérica: de uma ontologia dos objetos a uma pragmática do uso”, in Revista da Faculdade de Letras – Línguas e Literaturas, II série, vol. XXII, 2005, Porto;
“Questões de re-escrita criativa – Anotações pontuais acerca da transgenericidade”, in Revista da Faculdade de Letras – Línguas e Literaturas, II série, vol. XXIII, Porto, 2006 [2008];
“ ´Fantaisie pour Deux Colonels et Une Piscine´ – Un drôle de monde à l’envers (quelques notations à propos d'un palimpseste)”, in Dire le Mal 3, “Balises”, n.º 11-12, 2009, Bruxelles;
«Noeud de Récits; Dynamique Transgressive», Intercâmbio, nº3, FLUP, Porto, 2010, http://ler.letras.up.pt ;
“Almada/Lima de Freitas: Vozes Consonantes (Alguns Tópicos de Leitura). Forma Breve 11, Universidade de Aveiro, ISSN: 1645-927X, 2014,Breve,11F_OUT.PDF;
“Presença / ausência (1): Configurações da Pátria em Almada Negreiros-Excurso breve acerca da identidade Nacional”, Construção de Identidade(s),Globalização e Fronteiras, Peter Lang Edition, Frankfurt am Main, Bern, Bruxelles, New York, Oxford, Warszawa, Wien, München, 2014;
“José Marmelo e Silva: a transversalidade de um projeto/percurso ficcional (itinerário singular num corpus poético em devir)”, in A Sedução da Ficção, Colóquio O Centenário do Nascimento de José Marmelo e Silva, CEJMS, Vila Nova de Famalicão, 2014;
“Pequena Ângular; Almada em Relance (Notas-relâmpago acerca da Obra Literária de José de Almada Negreiros no centenário de Orpheu), Hespéria, Año 2016/XIX-I, Servizo de Publicacions, Universidade de Vigo, 2016 (pp.61-74).
Experiência de orientação
Supervisão e acompanhamento de dissertações de alunos de outras instituições:
Marcus Vinicius, Projeto: Literatura e História, Mestrado em História da Universidade Severino Sombra, Brasil (3 meses) 2013;
Carla Cristina Araújo, Projeto: Almada-Literatura e Pintura, Doutoramento em Literatura Comparada, Universidade de Minas Gerais, Brasil, (3 meses) 2014.
Doutoramento:
Paula Morais – A Tetralogia de Luísa Beltrão – História da Vida Privada, Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, FLUP, FLUP,2014;
Marivalda Gonçalves –Questões Identitárias-Angolanidade, Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, FLUP, orientação (em curso);
Ângela Marques - O Teatro de Marivaux e A Condição da Mulher, Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, UNL em co-orientação (em curso);
Morgana Rech- Acerca do processo criativo em Alberto Pimenta”, Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, Porto, FLUP, (orientação em curso).
Mestrado:
Alexandre Marinho – Barthes, Texto, Japão, Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes, Ramo Teoria da Literatura,Porto, FLUP,2011;
Pedro Almeida- “Conhecimento em Literatura – Uma reflexão teórica sobre as consequências da desagregação da filologia”, Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Ramo Teoria da Literatura, Porto, FLUP, 2012;
Morgana Rech-"A vontade de criar (arte literária) uma leitura inaugural acerca da existência de Alberto Pimenta”, Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Ramo Teoria da Literatura, Porto, FLUP, 2013;
Zélia Moreira – “Almadiana ou da escrita como devir. Leitura-itinerário na obra literária de José de Almada Negreiros”, Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Ramo Literatura Comparada, Porto, FLUP, 2013;
João Pinho Vilar-Tema: “"Padrão e excepção: analisando a música popular contemporânea", Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes, FLUP (em curso).
Prémios e distinções
Marquis Who’s Who 2012.
Marquis Who’s Who 2013
Leading Educators of the World 2013.
Outros
Membro do Comité de leitura da Revista da Universidade Fernando Pessoa - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa (2006…).
Membro do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória / Transdisciplinary Research Centre Culture, Space, Memory;– Linha de investigação Multiculturalismo e Diálogo Internacional –, unidade ID sedeada na FLUP e apoiada pela FCT, investigadora-chefe de linha de Teoria da Literatura (2007-17); Grupo Memória, Literária e Diálogo Internacional investigadora-chefe de linha Inquiries on Writing (Theoretical Approaches). Leitura crítica das últimas obras de Gérard Genette: Bardadrac, Codicille e Apostille, Epilogue (2013…);
Colaboradora-Membro da Equipe de Recherche Interlangues «Mémoires, Identités, Territoires » - EA 4327 Université Rennes 2 (2007-…) ; Membro do Instituto de Estudos em torno do Modernismo, CHAM,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, colaboradora (2012-14,2014-17);
Organização das mesas redondas e debates: Almada à Paris, Table Ronde, Centre Culturel Portugais, F. C. Gulbenkian, Paris (2013);De Boa Memória, Convívio com Almada Negreiros, Fundação Casa de Alorna e Fronteira, Lisboa (2013) e “Revistas literárias e Internet”, Livraria Le Fâneur”, Porto (2016);
Membro do Comité Científico do Colóquio de Homenagem a Marmelo e Silva, Universidade da Beira Interior, Covilhã (2016);
Participação em Celebre-se Almada sempre, viva Almada; Museu Nacional Soares dos Reis, Porto (2017);
“Breve testemunho dos ecos das Invasões Francesas-Percurso em itinerário livre de um corpus da Colecção de Gravuras do Fundo Barca-Oliveira”, Ecos das Invasões Francesas no Norte de Portugal, Construção de Identidade(s),Globalização e Fronteiras, Peter Lang Edition, Frankfurt am Main, Bern, Bruxelles, New York, Oxford, Warszawa, Wien, München, 2014, (pp.173-88); posfácio-SubVersa,Raizes e Ramificações, Canal Subversa Vol. 2, Patuá, Rio de Janeiro,2016 (pp.203-10);
a.SubVersa, Raizes e Ramificações, Canal Subversa Vol. 2, Revista, http://canalsubversa.com/.