Lúcia Maria Cardoso Rosas

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Lúcia Maria Cardoso Rosas

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Agregação

Categoria profissional: Professor catedrático

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Email: lrosas@letras.up.pt

Grupos de investigação

TIH - Património Material e Imaterial

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2005

Grau: Agregação

Classificação: Aprovada por unanimidade

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 1996

Grau: Doutoramento

Classificação: Muito Bom com Distinção e Louvor

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: FCT

Período: Dezembro 2016 - Abril 2017

Posição: Membro do Painel de Avaliação – História da Arte e Museologia - do Concurso a Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento

Instituição: A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)

Período: Outubro 2016 - Julho 2017

Posição: Presidente da Comissão de Avaliação Externa da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) para avaliação dos ciclos de estudos em História da Arte da Universidade Nova de Lisboa

Instituição: FCT

Período: Outubro 2012 - Dezembro 2013

Posição: Membro do Painel de Avaliação dos Relatórios Finais de Projectos submetidos na área de Estudos Artísticos

Instituição: Rota do Românico. VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa e municípios da NUT III

Período: Outubro 2007 - Dezembro 2014

Posição: Coordenação Científica das Monografias da Rota do Românico

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de Doutoramento: Monumentos Pátrios. A arquitetura religiosa medieval - património e restauro (1835- 1929). Faculdade de Letras da Universidade do Porto.  Carlos Alberto Ferreira de Almeida. 1996.

Atividade científica

História da Arquitectura Medieval. História da Arte Medieval. Relações entre Espaço, Imagem, Liturgia e Devoção. Estudos de Património e Restauro.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Membro do projecto COST Medieval Europe - Medieval Cultures and Technological Resources
Função: Investigador
Referência: ISCH COST ACTION IS1005
Instituição(ões) Participante(s): CEPESE/FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Âmbito: Projeto Financiado.
Financiador: FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. 2010/2015.

Membro do Projecto: Comendas das Ordens Militares: perfil nacional e inserção internacional Referência: PTDC/HIS-HIS/102956/2008.
Função: Consultor.
Instituição: FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Âmbito: Projecto FCT.
Instituição Participante(s): CEPESE.
Domínio Cientifico: História e arqueologia, 2009/20015.

Membro do Projecto: A NEW STANDARD FOR REGIONAL HISTORICAL RESEARCH. Eurocore "Cuius Regio. An analysis of the cohesive and disruptive forces destining the attachment of groups of persons to and the cohesion within regions as a historical phenomenon"
Referência: CURE Eurocore CODE/0001/2009.
Função: Investigador.
Âmbito: Projecto Europeu/Domínio Cientifico: História e arqueologia, 2009/2013.

Membro do Projecto: Artistas e Artífices do Norte de Portugal (séc. XII-XX) Artistas e Artífices do Norte de Portugal (séc. XII-XX).
Função: Investigador.
Instituição Participante(s): CEPESE.
Projeto Financiado COMISSÃO EUROPEIA POCI/EAT/60952/2004. 2005/2008. 
http://www.cepese.pt/portal/pt/investigacao/projectos/tt-concluidos/artistas-e-artifices-do-norte-de-portugal-seculos-xii-xx

PI – Investigador responsável do Projecto "Património arquitectónico rural nos concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia".
Instituição Participante(s): GEHVID, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Projeto Financiado: FCT (POCTI/HAR/47355/2002). 2002/2006.

Publicações do CITCEM

ROSAS, Lúcia; SOUSA, Ana Cristina; BARREIRA, Hugo (org.) — «Genius loci: lugares e significados: breves reflexões | Genius loci: places and meanings: short reflections». Porto: CITCEM, 2016

Outras publicações

Capítulos de Livros com peer review:

Rosas, L., Costa, P. P. (2017). Vera Cruz de Marmelar in XIIIth-XVth centuries: a St John's commendary as an expression of a cultural memory and territorial appropriation. In J. Schenk e M. Carr (Coord.) The Military Orders: culture and conflict in Western and Northern Europe (pp. 164-171). London: Routledge;

Rosas, L. (2015). Architecture and Identity. In F. Sabaté e L. A. da Fonseca (Coord.), Catalonia and Portugal. The Iberian Peninsula from the Periphery (pp. 205-222). Peter Lang AG, International Academic Publishers, Bern;

Rosas, L. (2014). Espaço religioso e transformação: a fundação de capelas na época
gótica. In A. de S.  Saraiva M. do R. Morujão (Coord.), O clero secular medieval e as suas catedrais: novas perspectivas e abordagens (pp. 101-122). Lisboa: Centro de Estudos de História Religiosa, Universidade Católica;

Capítulos de Livros:

Rosas, L., Botelho, M. L., Barreira, H. (2017). Designing exhibitions at Google Cultural Institute : between pedagogical experiences and the creation of heritage diffusion products. V Congresso Internacional Cidades Criativas, CITCEM / Icono14, p. 128-138.

Rosas, L. (2015). O convento de São Francisco. In Alves, N., Alves, J., Rosas, L., Antunes, M., & Mourato, António Manuel Vilarinho, O convento e a Venerável Ordem Terceira de S„o Francisco do Porto. (pp. 11-33). Porto: Afrontamento.

Rosas, L. (2013). “A Sé de Lamego no século XX: restauro e conservação” in Espaço, poder e memória: a Catedral de Lamego séculos XII-XX. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, pp. 245-255.

Rosas, L. (2011). O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro na Idade Média in O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro. Felgueiras: Câmara Municipal de Felgueiras.

Rosas, L. (2010). eBotelho, M. L. (coord. científica e autoria) Arte Románica en Portugal. Aguilar de Campoo: Fundación de Santa Maria la Real/Centro de Estudios del Românico e Fundación Rámon Areces.

Rosas, L. (2008). A representação de São Cristóvão na pintura mural portuguesa dos finais da Idade Média. Crença e magia. In V. O. Jorge e J. M. C. Macedo (Coord.) Crenças, Religiões e Poderes. Dos Indivíduos às Sociabilidades pp. 365-373.Porto: Ed. Afrontamento.

Artigos em revistas com peer review:

Rosas, L. e Costa, P. P.  (2016). A calendar of sixteenth-century judicial holydays: rule, spirituality and devotion. The Journal of Religious History, Literature and Culture, Vol. 2 no 1, p. 72 - 92

Rosas, L., Sousa, A. C. (2014). La iconografía de San Bartolomé en el sepulcro de D. Pedro I (Monasterio de Alcobaça, Portugal). In Revista Digital de Iconografía Medieval. Madrid: Universidad Complutense, vol. VI, nº 12, 2014, pp. 81-104;

Rosas, L. e Costa, P. Pinto  (2014).“Vera Cruz de Marmelar: a intervernção de Afonso Peres Farinha” in População e Sociedade, nº 22, p. 177 - 192.

Rosas, L. (2005) The restoration of Historic Buildings Between 1835 and 1929: The Portuguese Taste. E-journal of Portuguese History, v. 3, n.o 1, Summer, 2005: The University of Oporto (Portugal) / Brown University (U.S.A.): http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph ,15 pp.

Artigos em Revistas:

Rosas, L., Botelho, M. L., Resende, Nuno (2013) “Ermida do Paiva: reflexões e problemáticas” in Centeno, R. (dir.) Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto,volume XII, pp. 245-262.

Rosas, L. (2012) – “A ourivesaria no tempo de D. Afonso Henriques: proposta de uma revisão” in Silva, A. C. F. da (dir.) Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. IX-XI, pp. 285-302.

Experiência de orientação

Pós-doutoramento:

Teresa Leonor Magalhães do Vale. Ourives e escultores. A ourivesaria barroca italiana em Portugal. Acervo, contexto, agentes e processos de importação. Data de início da orientação: julho de 2012. Data de conclusão do projecto de investigação: março de 2013.

Doutoramento:

Cláudia Gonçalves Lopes da Cunha. A arquitetura cisterciense em Portugal. Tese de Doutoramento em Estudos do Património, em curso.

Ana Paula Machado dos Santos. Esmaltes de Limoges e peninsulares em Portugal da Época Medieval à Época Moderna. Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016;

Maria Inês Afonso Lopes. Por minha alma. Raízes históricas do culto das almas do Purgatório em Portugal (séculos XVII e XVIII). Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2015;

Marta Miriam Ramos Dias. A arte funerária medieval em Portugal: uma relação com a liturgia dos defuntos. Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014;

Mário Raúl de Sousa Cunha. (...) visitamdo nós ora pessoalmente o dito mestrado de Samtiaguo (...) As Igrejas da Ordem Militar de Santiago. Arquitectura e Materiais. Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2013;

Nuno Miguel de Resende Jorge Mendes. Fervor e devoção: Património, culto e espiritualidade nas ermidas de Monte Muro. Séculos XVI a XVIII". Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012;

Maria Leonor César Machado de Sousa Botelho. A Historiografia da Arquitectura da Época Românica em Portugal (1870-2010). Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2011;

Ana Cristina Correia de Sousa. "Tytolo da prata (...), do arame, estanho e ferro (...), latam cobre e cousas meudas...Objectos litúrgicos em Portugal (1478-1571)". Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010;

Ana Margarida Portela Domingues. A Ornamentação Ceramica na Arquitectura do Romantismo em Portugal. Tese de Doutoramento em História da Arte Portuguesa. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009.

Prémios e distinções

Prémio de Inovação Pedagógica 2017 atribuído pela UP ao projeto “Porto de Virtudes”, projeto realizado no âmbito do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual. Responsáveis: Lúcia Rosas e Maria Leonor Botelho.

Menção Honrosa do Prémio A. de Almeida Fernandes 2016 com Nuno Resende e Maria Leonor Botelho. Obra premiada: Rota do Românico, 2 volumes, 2014.

Outros

Funções de «peer review» em Revistas e Conferências:

Mnemosyne, Open Library of Humanities Journal, 2016;

Congresso Internacional Genius Loci: Lugares e Significados | Genius Loci: Places and Meanings, FLUP, 2016;

II Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira; FAUP, 2016;

V Congresso Internacional Cidades Criativas, CITCEM / Icono14, 201672017;

Congresso De Viollet-le-Duc à carta de Veneza. Teoria e prática no restauro do espaço Ibero-Americano, 2014;

Outras atividades:

Coordenadora do Estudo Histórico - Artístico de 6 Imóveis no Âmbito do Projecto de Valorização do Património do Vale do Tua. Consultoria científica: Direção Regional de Cultura do Norte, 2014/2017;

Conselho Científico de: REVELAR. Revista de Estudos da Fotografia e Imagem, 2016-2017;

Comissão Organizadora do Congresso de Reabilitação do Património. Universidade de Aveiro, 2017;

Participação no Porto Innovation HUB. A Inovação na Transformação da Cidade. Que cidade queremos? Em 25 de Janeiro de 2017;

Comissão Científica do 1º. Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso - Centenário da Exposição de Pintura (Abstracionismo) 1916, 2016;

Coordenadora Científica das publicações da Rota do Românico, 2008 a 2014;

Membro do júri do Prémio das Artes Decorativas Dr. Vasco Valente 2016;

Júri do Prémio Fernão Mendes Pinto 2016;

Membro do Conselho Geral da Fundação Instituto José Marques da Silva desde 2014;

Membro do Conselho Editorial da Revista Monumentos. Revista Semestral de Edifícios e Monumentos. Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, 2001 a 2007.