Maria Leonor Barbosa Soares

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Maria Leonor Barbosa Soares

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Professor auxiliar

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Email: mlsoares@letras.up.pt

Grupos de investigação

TIH - Património Material e Imaterial

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2010

Grau: Doutoramento (História da Arte Portuguesa)

Classificação: Aprovado com Distinção por Unanimidade

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 1997

Grau: Mestrado (História da Arte em Portugal)

Classificação: Muito Bom

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 1992

Grau: Licenciatura em História – Variante Arte

Classificação: 15 valores

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Período: Julho 2010 - Present

Posição: Professor Auxiliar

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Período: Outubro 2002 - Julho 2010

Posição: Assistente

Instituição: Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes

Período: Outubro 1999 - Agosto 2002

Posição: Docente

Instituição: Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto

Período: Novembro 1997 - Novembro 1998

Posição: Assistente Convidado

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de Doutoramento: “José Rodrigues - Traduções do Ser Apaziguando o Tempo. Vertentes e modos de um percurso”, FLUP, Orientador: Profª. Doutora Natália Marinho Ferreira Alves (até 31.07.2008) e Prof. Doutor Doutor Agostinho Araújo, 2010.

Tese de Mestrado: “Eduardo Luiz: uma obra-síntese de lições e de tempos”, FLUP, Orientador: Prof. Doutor António Cardoso, 1997.

Atividade científica

História da Arte /Práticas Artísticas Contemporâneas / dos anos sessenta do século XX até à atualidade.

História da Arte/ História da Arte no século XX / de 1900 a 1960.

História da Arte/ História da Arquitetura/ de 1900 à atualidade.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Membro da equipa de investigação do projeto “Artistas e Artífices do Norte de Portugal (séculos XII-XX). Unidade I&D: Cepese – Centro de Estudos da População, Econmia e Sociedade.  Projeto apoiado pela FCT. Coordenação: Professora Doutora Natála Marinho Ferreira Alves.

Membro da equipa de investigação do «Projecto IPPOP. O Instituto do Professorado Primário Oficial Português: História da Instituição e de um Grupo Sócio-Profissional», projecto efectivo do Centro de Investigação e Intervenção Educativas,financiado pela JNICT, iniciado em Janeiro de 1994 e concluído em Dezembro de 1997, coordenado pelo Professor Doutor José Alberto Correia e tendo como investigadora principal a Prof. Doutora Margarida Felgueiras da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Membro da equipa de Investigação do Projeto “Para um Museu Vivo da Escola Primária” . Projeto financiado pela FCT/Programa PRAXIX XXI (Referência: 2/2.1/CSH/807/95. Coordenação: Prof. Doutor Rogério Fernandes e Prof. Doutora Margarida Felgueiras.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Em Livro:

CASTRO, Laura, BOCHICCHIO, Maria, SOARES, Maria Leonor Barbosa (2016). José Rodrigues. Esculturas na cidade do Porto. Porto: Fábrica Social/Fundação José Rodrigues. ISBN: 978-989-20-6797-1.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2010). José Rodrigues. Porto: Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas/Casino da Póvoa. [Prémio de Artes Casino da Póvoa 2010]. ISBN:978-972-9089-49-7.

Capítulo de Livro:

SOARES, Leonor Barbosa (2015). José Rodrigues. In NATÁRIO, Maria Celeste, CUNHA, Jorge & EPIFÂNIO, Renato (coord.). Porto Culto do Século XX. Sintra: Zéfiro-Edições. ISBN: 978-989-677-132-4.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2014) – Viagens, sempre desenho. Desenho, sempre viagens. In António Cardoso em paralelo: arte, memórias, referências e contextos. Amarante: Câmara Municipal de Amarante, 2014. ISBN: 978-989-8141-50-7 (inclui também transcrição do texto António Cardoso: encadeador de tempos, publicado na Revista da Faculdade de Letras : Ciências e Técnicas do Património. 2 (2003), p. 17-60).

BARREIRA, Hugo; SOARES, Maria Leonor Barbosa (2012). “Procurando Anjos na Arte Contemporânea=Looking for Angels in the Contemporary Art”. InGRAÇA, Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo, coord. - Angelorum: anjos em Portugal = angels in Portugal. Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, p. 179-214. ISBN:978-989-95725-9-1.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2007). “Século XX no norte de Portugal - Trajectos da pintura e da escultura portuguesas no século XX”. In HIDALGO CUÑARRO, José Manuel. Arte e Cultura da Galiza e Norte de Portugal: Pintura e Escultura. Volume II. Vigo/Setúbal: Nova Galicia/Marina Editores, pp. 176-207. ISBN: 972-8786-98-0.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2002).Retóricas do Espaço - segundo quatro esculturas em terras do Lima”. In AFONSO, José Ferrão (Coord.). Vale do Lima: memória, sentimento, situação. Ponte de Lima: Valima, pp 155-168. ISBN: 972-97510-6-4.

Em revista nacional:

BARREIRA, Hugo; SOARES, Maria Leonor Barbosa (2012). “Do sagrado ao humano e do humano ao sagrado”. In. PINHO, Arnaldo, (dir). José Rodrigues. A Bíblia e a Arte Sacra. Revista Humanística e Teologia. Vol. XXXIII, Fasc. 1, Junho 2012. Porto: Universidade Católica. Faculdade de Teologia, (jun 2012), pp. 41-57.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2010) - "Interações, reflexos e projeções: poéticas dos materiais e das técnicas na obra de José Rodrigues". Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património. Porto: FLUP. Volume VII-VIII, pp. 419-436.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2006). Figuras atravessadas por paisagens lentas.. In Revista da Faculdade de Letras - Ciências e Técnicas do Património Porto: FLUP, vol. V-VI 2007-2007, pp. 567-585. ISSN:1645.4936.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2004). Eduardo Luiz: na ordem, a desordem – ampliando a experiência da representação em pintura. In Revista da Faculdade de Letras - Ciências e Técnicas do Património. Porto: FLUP, 2004, vol. 3, pp. 109-127ISSN: 1645-4936.

Comunicações em Encontros Científicos Internacionais –Publicadas em Livro de Actas:

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2007) José Rodrigues: desenhando lugares, ligando histórias e mares. Livro de Actas do VII Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte, Porto, Viana Castelo, Barcelos 2005, pp. 393-401. ISBN: 978-972-8932-25-1.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2004). “Ritmos e Istmos” . Livro de Actas do II Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte 2001. Portugal:  Encruzilhada de Culturas, das Artes e das Sensibilidades. Coimbra: Livraria Almedina, pp. 677-686. ISBN: 9789724023915.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2003). “Formas e Sentidos do Barroco na Arte Contemporânea” in MARTINS, Fausto Sanches (coord.) Actas do II Congresso Internacional do Barroco 2001/Porto. Porto: FLUP, pp. 553-562. ISBN 10: 972-9350-79-5.

SOARES, Maria Leonor Barbosa (2000). “A Prática de Inventário no Projecto “Para um Museu Vivo da Escola Primária”. In FELGUEIRAS, Margarida Louro Felgueiras, SOARES, Leonor. O projecto "para um museu vivo da escola primária": Concepção e inventário. FELGUEIRAS, Margarida, FERNANDES, Rogério (Org.). Livro de Atas do Seminário Internacional A escola primária: Entre a imagem e a memória. Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/ Centro de Investigação e Intervenção Educativas, pp.9-33.

Experiência de orientação

Teses de Doutoramento em História da Arte Portuguesa concluídas:

Hugo Daniel da Silva Barreira - "Imagens na Imagem em Movimento. Documentos e Expressões". Provas realizadas no dia 17 de julho de 2017.  Coorientação: Prof. Doutor Nuno Resende.

Marzia Bruno - "Um conceito, três exposições, três experiências: laboratório de História da Arte". Provas realizadas no dia 12 de julho de 2017.  (Bolsa da FCT) Projeto apoiado pela FCT (Refª. SFRH/BD/87971/2012)

Luís Pimenta de Castro Damásio - "A galeria de Amadeo. Vida pintada. Subsídios biográficos". Provas realizadas no dia 5 de julho de 2016. Coorientação: Prof. Doutor Pedro Vilas-Boas Tavares.

Maria do Carmo Marques Pires – "O Ateliê de Arquitetura/Urbanismo de David Moreira da Silva e Maria José Marques da Silva Martins. VISIBILIDADE DA MEMÓRIA" . Provas realizadas no dia 25 de janeiro de 2013. Projeto apoiado pela FCT (Refª. SFRH/BD/30307/2006).

Teses de Doutoramento em História da Arte Portuguesa em curso:

Maria Manuela Hargreaves - A representação feminina no discurso artístico em Portugal pós anos 60.  1º ano do curso de  Doutoramento concluído em 2016. Coorientação: prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida (FBAUP).

Rui Miguel Almeida Maia - “O(s) conceito(s) de Expressão Artística na obra de José Régio e Julio – Saúl Dias”.  1º ano do curso de Doutoramento concluído em 2016. Coorientação: prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida – FBAUP.  (Projeto apoiado pela FCT a partir do próximo ano lectivo, 2017/2018.)

Dissertações de Mestrado:

Foram orientadas 24 dissertações das quais 18 foram concluídas e aprovadas e 6 foram interrompidas. No ano letivo 2016/2017 foi feita a orientação 4 dissertações de mestrado,  em fase de conclusão no momento presente, que serão propostas para provas em setembro de 2017.

Dissertações de Mestrado Concluídas:

João Pedro da Cunha Machado Terras - “Apoio á investigação curadorial e á programação do serviço de artes performativas do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (setembro 2015-junho de 2016)” . Provas realizadas em 28 de novembro de 2016. Coorientação na Instituiçãode Acolhimento do Estágio: Drª. Cristina Grande.

Maria Luísa da Silva Pimenta Coelho - “A obra de Laureano Ribatua. Caso de Estudo O Anjo de Castelo de Paiva”. Provas realizadas em 28 de novembro de 2016.

Ema Sofia Sousa Duarte – “ Apoio à investigação curatorial: a exposição sobre o grupo português KWY no Museu de Arte Contemporânea de Serralves – Maio de 2015”. Provas realizadas em 9 de novembro de 2015. Coorientação na Instituição de acolhimento do estágio: drª. Catarinda Rosendo.

Patrícia Amorim Cravo da Silva - Diogo de Macedo. Do "14, Cité Falguiére" a "Os Românticos Portugueses”.  Provas realizadas em 26 de novembro de 2013.

Outros

Arbitragem científica:

Revista MIDDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares –avaliação de artigo “Considerações sobre a biografia da instalação Oh la la… la balançoire/Microcosmos Tentacular (2004-2013, col. CGD), da artista Susanne Themlitz” , Julho de 2017.

História – Revista da FLUP, IV Série, Volume 6, 2016, dedicada ao tema “Aprendendo a Palavra e o Mundo”. (1 artigo)

Revista “População, Economia e Sociedade” edição de Cepese. Avaliação do artigo  "Subsídios para a História do Bolhão".

Revista “População, Economia e Sociedade”, edição de Cepese. Revisão de artigo:  "Os valores da azulejaria barroca no Metropolitano de Lisboa: tradição e inovação", 2013.

Avaliação de Resumos para apresentação de Comunicação no Congresso - Congresso Genius Loci- lugares e significados (FLUP, dias 20, 21 e 22 de abril de 2016.

Avaliação de Artigos para publicação em Livro de  Actas - Congresso Genius Loci- lugares e significados  no âmbito da Seção IMAGENS E CONTEXTO (6 artigos).

Avaliação de proposta de comunicação e artigo para o semináriode Investigação Internacional“Processos de MusealizaçãoUm Seminário de Investigação Internacional”, realizado nos dias 5 a7 de novembro de 2014. Organizado pelo Doutoramento em Museologia Faculdade de Letras da Universidade do Porto, DCTP.

Revista “População, Economia e Sociedade”, edição de Cepese. Revisão de artigo:  "Os valores da azulejaria barroca no Metropolitano de Lisboa: tradição e inovação", 2013

Avaliação de Working Papersparaapresentação no encontro do Grupo de Investigação em Estudos de Museus do Instituto de História da Arte da FCSH da UNL. Membro do painel de avaliadores das apresentações no Encontro: "Documentação de Exposições de Arte Contemporânea - Fontes para a (re) construção da História da Arte" – Painel I. Encontro anual do grupo de investigação em Estudos de Museus do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL), FBAUP, 23 de Outubro de 2013.

Working Papers avaliados:

 “Arquivo da Galeria Quadrum: um projecto de catalogação e investigação”.

 “Portuguese Video Art: contextualização, documentação e reabilitação de uma exposição singular”.

"Entre o ateliê e a exposição: dinâmicas do processo criativo”.

“Pode uma obra espelhar um país? Notas sobre a representação portuguesa na Bienal de São Paulo”.

“Wolf Vostell e Ernesto de Sousa, vanguarda e práticas colaborativas”.

“A participação de Julião Sarmento na Documenta 7: contributos para o estudo de um novo paradigma de internacionalização da arte portuguesa”.

“ Colóquio e as bienais: 1967-1976”.

ORGANIZAÇÂO DE ENCONTROS CIENTÍFICOS:

Organização em curso:

Encontro A Glimmer of Freedom. Tarrafal - silêncios, resistências e existências que decorrerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2017, na FLUP, e de exposição paralela ao Encontro, que estará patente no Planetário do Porto.
Cargo: membro da organização

Congresso Internacional 90 anos de "presença - fôlha de arte e crítica" a decorrer nos dias23, 24 e 25 de novembro de 2017, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (dia 23) e em Vila do Conde (dias 24 e 25). Organização: Câmara Municipal de Vila do Conde, através da Galeria Julio e Centro de Estudos Julio/Saúl Dias, em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória e CER – Centro de Estudos Regianos.
Cargo: membro da Comissão Científica

Encontros Internacionais realizados:

Congresso Genius Loci: lugares e significados, FLUP, dias 20, 21 e 22 de abril de 2016.
Cargo: Membro da Comissão Científica e Membro da Coordenação da Seção 4 IMAGENS E CONTEXTOS.

I Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso. Centenário da Exposição de Pintura (Abstracionismo) Porto 1916. FLUP e MNSR:  4 e 5 de novembro de 2016.  Organização FLUP-DCTP e CITCEM em colaboração co o MNSR.
Cargo: Membro da Organização, Membro da Comissão Executiva e da Comissão Científica.

Colóquio Internacional  História da Arte em Estudos Transdisciplinares: Práticas Artísticas Contemporâneas, Flup, DCTP, 19 de novembro de 2014. Cargo:  Coordenação da equipa organizadora. Outros membros da equipa: Marzia Bruno e Hugo Barreira).Documentação sobre o Colóquio (Fundamentos, Programa e Resumos das comunicações), tal como foi divulgado, acessível em: https://sigarra.up.pt/flup/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=31542 Responsabilidade da organização do

Seminário Internacional “A Escola Primária: Entre a Imagem e a Memória” promovido pelo projecto “Para um Museu vivo da Escola Primária” que se realizou na Fundação  Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, nos dias 27 e 28 de Novembro de 1998
Cargo:Membro da comissão científica e membro da  equipa  organizadora.

Encontros Nacionais realizados:

Colóquio DADA – FLUP, 5 de fevereiro de 2016. Organização: FLUP-DCTP e CITCEM.
Cargo: Coordenadora e membro da Comissão Organizadora.
Trabalho integrado no âmbito de atividade do GIHA-PAC.

I, II, III e IV Encontros de Outono de História da Arte. FLUP, 2013, 2014, 2015 e 2016. Organização: DCTP.
Cargo: Coordenadora.

Semanas de História da Arte da FLUP:

Participação na Organização e membro da Comissão Científica . A XVI Semana de História da Arte - ARTE DIGITAL Teorias, práticas e perspetivas historiográficas teve lugar de  27 a 30 de setembro de 2016.

Organização do encontro “Património: o Permanente e o Efémero” no âmbito da actividade exercida na Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, que decorreu no Edifício da Alfândega, no dia 26 de Julho de 1999.

Membro da equipa organizadora do encontro “A Difusão Selectiva de Informação e as Novas Tecnologias”, no âmbito da actividade exercida na Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, que decorreu no Edifício da Alfândega, no dia 1 de Julho de 1999.

Organização de Exposições:

Exposição António Cardoso em paralelo: Arte, Memórias, Referências e Contextos, MNSR, Porto ( 24 de Janeiro e 23 de Fevereiro de 2014) Membro da equipa organizadora da exposição coordenada por Laura Castro. [Os elementos da organização: Laura Castro, Leonor Soares, Luísa Fernandes e José Guilherme Abreu]. A exposição esteve, posteriormente, patente no.Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso  (24 de maio a 31 de agosto de 2014).

Organização da exposição de pintura de Evelina Oliveira O Homem Demolido que decorreu na junta de Freguesia de Paços de Brandão de 19 a 27 de Novembro de 1994. (Esta exposição, organizada na qualidade de docente do Instituto Superior de Paços de Brandão, serviu objectivos pedagógico-didácticos, constituindo objecto de estudo dos alunos do Curso de Relações Públicas e  Publicidade).

Participaçâo em Documentários:

Participação no documentário Eduardo Luiz: Retrato do Artista desaparecido da autoria de Victor Candeias, produção Mediterrânia - Filmes & Multimédia, 2006.

(Participação como entrevistada na sequência da investigação realizada no âmbito do Mestrado em História da Arte sobre a vida e obra de Eduardo Luiz).

Participação no documentário José Rodrigues. Esculpindo Memórias, realizado por Nuno Santiago e produzido pela Plast&cine. Edições Cão Menor, 2011. ( 22' 29')'. Participação como entrevistada na sequência da investigação realizada no âmbito do Doutoramento em História da Arte Portuguesa sobre as diversas vertentes de atividades de José Rodrigues.

Júris de seleção e premiação – Concursos de Artes Plásticas:

Membro do júri de seleção e premiação do Prémio Carmen Miranda  desde 2009  a 2017.   Concurso anual,  iniciativa da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

Membro do júri dos Prémios de Pintura, Escultura e Fotografia, Encontrarte, Amares,  Julho de 2009.