Andreia Catarina Magalhães Arezes
Investigador Integrado
Informação pessoal
Nome: Andreia Catarina Magalhães Arezes
Agregação: Investigador Integrado
Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Professor auxiliar
Instituição: FLUP-Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Email: andreia.arezes@gmail.com
Grupos de investigação
Grau académico
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 2015
Grau: Doutoramento
Classificação: Aprovado com Distinção
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 2010
Grau: Mestrado
Classificação: 18 valores
Experiência científica/profissional atual e passada
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Período: Outubro 2014 - Setembro 2015
Posição: Assistente convidada
Instituição: FCT
Período: Outubro 2010 - Setembro 2014
Posição: Bolseira de Doutoramento
Instituição: Profissional liberal em diversas empresas de Arqueologia
Período: Julho 2002 - Setembro 2010
Posição: Arqueóloga
Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento
1) Mestrado em Arqueologia. Título: Elementos de Adorno Altimediévicos em Portugal (Séculos V a VIII). Instituição: FLUP. Orientador: Prof. Doutor Mário Jorge Barroca. Conclusão: 17 de Março de 2010.
2) Doutoramento em Arqueologia. Título: Ocupação «Germânica» na Alta Idade Média em Portugal: as necrópoles dos séculos V a VIII (2 vols.). Instituição: FLUP. Orientador: Prof. Doutor Mário Jorge Barroca. Conclusão: 9 de Abril de 2015.
Atividade científica
Arqueologia funerária da Antiguidade Tardia e Alta Idade Média.
Estudo de materiais metálicos de adorno dos séculos V a VIII.
Historiografia e estudos de etnicidade.
Projetos do CITCEM
Outros projetos
1) Investigadora no Projeto de Investigação e Desenvolvimento intitulado “História do Povoamento de Picote” (HistPP), fruto da colaboração entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a FRAUGA - Associação para o desenvolvimento integrado de Picote (outubro de 2012 a julho de 2015).
Outros:
1) Investigadora responsável (PI), em colaboração com José Varela e Conceição Pires, do Projeto de Investigação plurianual em Arqueologia intitulado “GUIFARQ - Projeto de Investigação Arqueológica de Guifões”. O objetivo do Projeto prende-se com o estudo científico do Castro de Guifões (Matosinhos), assente numa dupla vertente: a investigação e o ensino/aprendizagem em Arqueologia (sendo esta segunda componente direcionada especificamente para a consolidação da formação dos alunos finalistas da Licenciatura em Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Concebido no quadro dos protocolos celebrados entre a FLUP e a Câmara Municipal de Matosinhos, o Projeto prevê a realização de um conjunto de ações, designadamente, a escavação arqueológica do sítio, a sua valorização e a criação de vínculos de ligação entre a comunidade e o conjunto patrimonial/arqueológico em estudo.
2) Bolseira de investigação, pelo CEAA da Universidade Fernando Pessoa, no âmbito do estudo dos materiais cerâmicos exumados no âmbito da última campanha de escavação realizada no Castro de Penices (2008). Desenvolvido entre 27 de novembro de 2009 e 26 de fevereiro de 2010. Coordenação do Professor Doutor Francisco Reimão Queiroga (Universidade Fernando Pessoa).
3) Bolseira de investigação, pelo CEAA da Universidade Fernando Pessoa, no âmbito do subprojeto intitulado “Importações cerâmicas pré-romanas do Castro de Penices”, que decorreu entre 15 de outubro de 2007 e 15 de janeiro de 2008. Coordenação do. Professor Doutor Francisco Reimão Queiroga (Universidade Fernando Pessoa).
Publicações do CITCEM
Outras publicações
1) Livros
AREZES, Andreia Catarina Magalhães (2011) — Elementos de Adorno Altimediévicos em Portugal (Séc. V a VIII). Série Trivium, vol. 41. Noia: Editorial Toxosoutos (2º Prémio História Medieva de Galiza e Portugal 2010). ISBN: 978-84-92792-83-2.
AREZES, Andreia (no prelo) — O mundo funerário na Antiguidade Tardia em Portugal: as necrópoles dos séculos V a VIII. Coleção «TESES UNIVERSITÁRIAS». Porto: CITCEM/Afrontamento.
2) Capítulos de livros ou comunicações em atas de reuniões científicas internacionais
AREZES, Andreia (2012) — Early metallic artefacts of adornment in Portugal. In ANNAERT, R.; DE GROOTE, K.; HOLLEVOET, Y.; THEUWS, F.; TYS, D.; VERSLYPE, L., coord. — Relicta Monografieën, vol. 7. Brussels: Onroerend Erfgoed, p. 227-236.
AREZES, A.; PINHEIRO, R.; RODRIGUES, Z.; BAPTISTA, L.; GOMES, S. (2013) — Contextos funerários da Antiguidade Tardia do concelho de Serpa: Loja 5 e Montinhos 6. InJIMÉNEZ ÁVILA, J.; BUSTAMANTE, M.; GARCÍA CABEZAS, M., coord. — VI Encuentro de Arqueología del Suroeste Peninsular. Villafranca de los Barros: Ayuntamiento de Villafranca de los Barros, p. 1911-1927.
AREZES, Andreia C. M. (2015a) — Formas cerâmicas e seu significado simbólico na Alta Idade Média. In GONÇALVES, M. J.; GÓMEZ-MARTÍNEZ, S., coord. — Actas do X Congresso Internacional - A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo (Silves, 2012). Silves e Mértola: Câmara Municipal de Silves e Campo Arqueológico de Mértola, p. 236-241.
AREZES, Andreia C. M. (2017) — Comparison as an approach to study decontextualized artefacts: a perspective over its potentialities and limits. In VALE, A.; ALVES-FERREIRA, J; GARCIA ROVIRA, I., coord. — Rethinking Comparison in Archaeology. Cambridge: Cambridge Archaeology Publishing, p. 138-156.
AREZES, Andreia (no prelo) - Concepções mentais e práticas funerárias dos séculos V a VIII: entre a perpetuação de arquétipos e a abertura a novos influxos. In Actas do Congresso Internacional Genius Loci - Lugares e Significados (Porto, 2016) (entregue para publicação a 30 de Agosto 2016).
3) Capítulos de livros ou comunicações em atas de reuniões científicas nacionais
AREZES, Andreia (2012) — A construção teórica em torno do Reino Visigótico de Toledo. In Actas das IV Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica - JIA 2011. Promontoria Monográfica, 16, vol. I. Faro: Universidade do Algarve, p. 339-346.
AREZES, Andreia (2017) - Do cloisonné ao liriforme. Diacronias de um adorno de vestuário na Alta Idade Média. In TEIXEIRA, C.; CARNEIRO, A. - Arqueologia da Transição: entre o mundo romano e a Idade Média. Série Hvmanitas Svpplementvm. Estudos Monográficos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 139-160.
AREZES, Andreia (no prelo) - O mundo funerário visigótico no território louletano: sítios, práticas e materiais. In Loulé: Território, Memória e Identidade - Catálogo da Exposição. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia (entregue para publicação a 28 de setembro de 2016).
BARROCA, M; AREZES, A.; MORAIS, Rui (no prelo) - “Basílica Paleocristã da Falperra (escavações antigas de F. Russell Cortez e de Rigaud de Sousa)”. Actas do Encontro com a História (Mértola, 2016) (entregue para comunicação a 15 de fevereiro de 2017).
Artigos em revistas com referees
AREZES, Andreia C. M. (2010-2011) — Materiais de adorno visigóticos de Patalou - Nisa. «Portugália», nova série, vol. 31-32. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, p. 65-82.
AREZES, Andreia C. M. (2015b) — Guarnições de Freio de Equídeos: perspectivas sobre um conjunto de materiais da Antiguidade Tardia no Território Português. «Portugália», nova série, vol. 36 (Homenagem a Fernando Acuña Castroviejo). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, p. 63-76.
AREZES, Andreia (no prelo) - O mundo funerário dos séculos V a VIII em Portugal: perspectivas em torno das possibilidades de rastreamento de católicos e arianos. «Lusitania Sacra». Lisboa: Revista do Centro de Estudos de História Religiosa (entregue para publicação a 6 de fevereiro de 2017).
Experiência de orientação
Coorientadora (conjuntamente com o Professor Doutor Othmar Jaeggi, da Universidade de Basileia, Suíça) do Mestre Pedro da Silva na sua investigação preparatória para a Dissertação de Doutoramento em torno da “Cultura Castreja” do Noroeste Peninsular.
Orientadora da Licª. Ana Sofia Veiga Marinho na sua investigação para Dissertação de Mestrado, intitulada “Uma Necrópole Medieval em Fão (Esposende)”.
Prémios e distinções
- Prémio Engenheiro António de Almeida, atribuído em novembro de 2003, pela melhor média final obtida na conclusão da Licenciatura em História, variante de Arqueologia, no ano letivo de 2001/2002.
- 2º Prémio História Medieval de Galiza e Portugal 2010, atribuído à Dissertação de Mestrado defendida na FLUP, em Março de 2010.
- Prémio CITCEM/Afrontamento - «TESES UNIVERSITÁRIAS» 2016, atribuído à Dissertação de Doutoramento apresentada em provas públicas na FLUP a 9 de Abril de 2015.
Outros
1) Direcção de Trabalhos Arqueológicos
- Responsável pelo acompanhamento arqueológico da obra “A3 Braga Sul/Circular Sul Braga Nó com a EN14”, em Celeirós, Braga, de 9 de setembro a 10 de dezembro de 2002.
- Responsável pelo acompanhamento arqueológico das obras de construção do Parque Eólico da Padrela, Vila Pouca de Aguiar, de 10 de julho a 30 de setembro de 2003.
- Responsável pelo acompanhamento arqueológico das obras de construção do Parque Eólico da Alagoa de Cima, em Arcos de Valdevez, para a Perennia Monumenta, Serviços Técnicos de Arqueologia, Lda., de 3 de maio a 30 de agosto de 2004.
- Responsável pelas sondagens arqueológicas na Casa do Morgado da Índia, Rua de Santa Maria, Oliveira, Guimarães, de 6 de setembro a 25 de outubro de 2005.
- Responsável pela escavação em área da necrópole de S. Miguel, Caldas de Vizela, de 22 de novembro a 19 de dezembro de 2005.
- Responsável pela escavação em área de sítio da Idade do Bronze no Monte da Cimalha, lugar de Sernande, Felgueiras, de 26 de abril a 21 de junho de 2006.
- Responsável pelas sondagens de avaliação e acompanhamento arqueológico da área envolvente ao Forte de S. Neutel (Chaves), no âmbito do projeto de reabilitação das muralhas e arranjo paisagístico. De 13 de novembro e 22 de dezembro de 2006.
- Codireção (em colaboração com Maria Menéndez) da escavação em área da Ponte Velha, Monumento Nacional, sito em Mirandela. Os trabalhos implicaram a escavação integral da área compreendida entre o arranque da actual ponte (margem esquerda) e a intersecção das ruas D. Manuel I e Luciano Cordeiro. De 28 de janeiro e 15 de abril de 2008.
- Responsável pela escavação do adro da igreja românica de Bravães, Monumento Nacional, sito em Ponte da Barca, no âmbito do projeto de requalificação aprovado pela Direção Regional de Cultura do Norte. De 8 a 22 de setembro de 2010.
- Corresponsável (em colaboração com José Varela) pelas campanhas de escavação arqueológica da uma área localizada na base do Castro de Guifões, no âmbito da implementação do Projeto de Investigação plurianual em Arqueologia intitulado “GUIFARQ - Projeto de Investigação Arqueológica de Guifões”. De 9 de maio a 3 de junho de 2016 e de 24 de a 26 de maio de 2017.
2) Colaboração na edição de revistas científicas
- Membro do Conselho Editorial da PORTVGALIA - Revista do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desde novembro de 2015.