Ana Maria da Costa Oliveira
Colaborador
Informação pessoal
Nome: Ana Maria da Costa Oliveira
Agregação: Colaborador
Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Investigador
Email: anamcostaoliveira@gmail.com
Grupos de investigação
Grau académico
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 2015
Grau: Mestrado em Arqueologia
Classificação: 18 valores
Experiência científica/profissional atual e passada
Instituição: Companhia Leiriense de Moagem
Período: Fevereiro 2016 - Novembro 2016
Posição: Coordenação do estudo e inventariação do espólio dos trabalhos arqueológicos realizados no Convento de São Francisco, em Leiria.
Instituição: Dryas Arqueologia, Lda.
Período: Dezembro 2015 - Fevereiro 2016
Posição: Direção dos trabalhos de escavação arqueológica no Monte do Meio 2, no âmbito do Sistema Hidráulico de São Matias - Subsistema de Rega do Alqueva – Pedrógão, Beja.
Instituição: Departamento de Ciências e Técnicas do Património, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Período: Maio 2013 - Junho 2013
Posição: Colaboração nos trabalhos arqueológicos realizados em Picote (Miranda do Douro) no âmbito do PNTA/2012 “História do Povoamento de Picote”.
Instituição: PROCESL, Engenharia Hidráulica e Ambiental, Lda.
Período: Setembro 2010 - Abril 2012
Posição: Corresponsável do acompanhamento arqueológico do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa e Alargamento ao Mondego Superior.
Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento
OLIVEIRA, Ana Maria da Costa - Castelo de OUteiro, um marco na fronteira transmontana. Dissertação de Mestrado. Porto: FLUP. 2015.
Atividade científica
Desenvolve estudos relacionados com estruturas fortificadas medievais, nomeadamente torres senhoriais e castelos.
Tem particular interesse pelo estudo da Idade Média e de Época Moderna, nomeadamente na compreensão da ocupação humana do território e nas suas materializações.
Tem desenvolvido a sua atividade profissional como arqueóloga ao serviço de diferentes empresas e instituições, dirigindo numerosas intervenções arqueológicas, estudos patrimoniais, arquitetónicos, análise de espólio cerâmico, etc.
Atualmente é aluna do Doutoramento em Estudos de Património – Arqueologia (FLUP), com o projeto “Os castelos e a fronteira entre Vinhais e Miranda do Douro (Séculos XI – XVI): estratégias e diálogos na raia transmontana”.
Projetos do CITCEM
Outros projetos
“Os castelos e a fronteira entre Vinhais e Miranda do Douro (Séculos XI – XVI): estratégias e diálogos na raia transmontana”, projeto proposto a bolsa de doutoramento do FCT em 2017.
Publicações do CITCEM
Outras publicações
Tese: “Castelo de Outeiro, um marco na fronteira transmontana”, Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, ed. Policopiada. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/82210.
Livro: “Duas Torres Senhoriais do Vale do Sousa”, na coleção Subsídios para a História de Lordelo, editado pela Biblioteca da Fundação ALord – Lordelo, Paredes, em abril de 2006.
Artigo: “O castelo de Outeiro na fronteira bragançana”, Atas do Congresso Internacional Genius Loci: Lugares e significados, Porto, CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no prelo.
Artigo: “Ocupação senhorial do Vale do Sousa: dois exemplos em estudo”, Revista Oppidum – Revista de Arqueologia, História e Património. Edição Especial. Actas do 1º Encontro de Arqueologia das Terras de Sousa. Lousada: Câmara Municipal de Lousada. p. 151-164, 2008.
Artigo: “Torre de Vilar: uma Residência Senhorial do Vale do Sousa”, na Revista Oppidum – Revista de Arqueologia, História e Património. Lousada: Câmara Municipal de Lousada. nº 1, 2006.
Artigo: “Duas Torres do Vale do Sousa”, nas Actas do 1º Congresso Internacional da Casa Nobre - Um Património para o Futuro, que decorreu em Arcos de Valdevez, nos dias 11 e 12 de novembro de 2005, editadas pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.