António José Machuco Pacheco Rosa
Investigador Integrado
Informação pessoal
Nome: António José Machuco Pacheco Rosa
Agregação: Investigador Integrado
Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Professor associado
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Email: machuco.antonio@gmail.com
Grupos de investigação
DC - Informação, Comunicação e Cultura Digital
Grau académico
Instituição: Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
Ano: 2005
Grau: Agregação em Ciências da Comunicação na disciplina de Cibernética, Sistemas Complexos e Teoria das Redes
Classificação: Unanimidade
Instituição: L'École des Hautes Etudes en Sciences Sociales
Ano: 1993
Grau: Doutoramento
Classificação: Tres Honorable avec Felicitations
Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Ano: 1987
Grau: Mestrado em Filosofia Contemporânea
Classificação: Muito Bom
Instituição: Universidade Clássica de Lisboa
Ano: 1982
Grau: Licenciatura em Filosofia
Classificação: 16 Valores
Experiência científica/profissional atual e passada
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Período: 2010 - Present
Posição: Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Período: 2002 - 2010
Posição: Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação
Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Período: 1993 - 2002
Posição: Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação
Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento
2015 - Relatório da Atividade Pedagógica e Científica (para efeitos do processo de nomeação definitiva como Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto), 151 pp.
2009 - Relatório de Programa, Conteúdos e Métodos de Ensino da disciplina de Novos Media, apresentado para provimento do lugar de Professor Associado da Secção Autónoma de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 21 pp.
2005 - Relatório apresentado ao concurso de Agregação no grupo disciplinar de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. 169 pp.
1993 - Le Concept de Continuité chez Charles S. Peirce, Thèse de Doctorat, École des hautes études en sciences sociales, EHESS, Paris, 553 pp.
1989 - Cosmologie e Continuité chez Charles S. Peirce – Notes de Recherche, relatório de investigação para a obtenção do Diplôme d´études approfondies, École des hautes études en sciences sociales, EHESS, Paris, na especialidade de Histoire et Civilisations, 144 pp.
1986 - A Hipótese Cosmológica de Charles S. Peirce, dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 258 pp.
Atividade científica
Ciências da Comunicação;
Direito de Autor;
História dos Média;
Teoria das Redes e Novos Média.
Projetos do CITCEM
Outros projetos
2008 - Investigador do projecto de investigação Mediacult.pt, aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência a partir de 2008 (108.540 euros).
2002/6 - Vice-director do projecto de investigação Tendencies of Portuguese Network Culture com a duração de 3 anos, aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Ciência (122 000 euros).
2000 - Primeira fase do projecto de Investigação do CECL sobre Tendências da Cultura das redes em Portugal apresentado à Fundação de Ciências e Tecnologia por uma equipa de investigadores do CECL (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens), que originou a criação de uma revista experimental on-line INTERACT, dirigida por Maria Teresa Cruz, que constitui uma das valências desse projecto e que publicou já 8 números em edição bilingue (português e inglês).
Publicações do CITCEM
Outras publicações
Livros de que é autor:
2016 - A Comunicação e o Fim das Instituições: Das Origens da Imprensa aos Novos Media –Nova Edição, Media XXI, Lisboa.
2014 - Do Copyright às Marcas Registadas – História e Fundamentos da Propriedade Intelectual, Chiado Editora, Lisboa.
2014 - Semiótica, Consumo e Publicidade, Media XXI, Lisboa.
2009 - Os Direitos de Autor e os Novos Media, Angelus Novus, Coimbra.
2008 - A Comunicação e o Fim das Instituições: Das Origens da Imprensa aos Novos Media, Edições Universitárias Lusófonas, Lisboa.
Livros de que é organizador:
2006 - A Economia da Propriedade Intelectual e os Novos Media: entre a Inovação e a Protecção, Anabela Afonso, António Machuco Rosa, Manuel J. Damásio (org.), Guerra e Paz, Lisboa, 2006.
Artigos:
2017 – -humano em Stelarc e Masahiro Mori, in Cibercultura – Circumnavegac, Helena Pires, Manuel Curado, Fábio Ribeiro, Pedro Andrade (Eds.), V. N. Famalicão: Húmus, 2017: pp. 57-72.
2017 – A origem do simbólico: a semiótica de Peirce e a teoria mimética de René Girard, in Imagem e conhecimento, que relação é essa, afinal?, Maria Ogécia Drigo, Luciana Coutinho P. de Souza, Laan Mendes de Barros e Márcia Rodrigues Costa (Eds.), SP: Paco Editorial, pp. 59-97.
2017 – Rosser Reeves e a filosofia unique selling proposition: elementos para a história da publicidade - Atas IX Congresso Sopcom : Comunicação e Transformações Sociais (vol. 1), Carlos Camponez, Bruno Araújo. Gil Baptista Ferreira, Rita Basílio de Simões Sílvio Santos (Eds.), Coimbra, pp. 435- 448.
2017 – Uma perspectiva histórica sobre as licenças de acesso à informação: das licenças de software ao licenciamento de livros electrónicos em bibliotecas públicas - - Atas IX Congresso Sopcom : Comunicação e Transformações Sociais (vol. 3), Carlos Camponez, Bruno Araújo. Gil Baptista Ferreira, Rita Basílio de Simões, Sílvio Santos (Eds.), Coimbra, pp. 63-75.
Experiência de orientação
Pós-Doutoramento:
2012 - Investigador de pós-doutoramento: Bakhitbay Nurlibaevich Paluanov. Instituição de Origem: Karakalpak State University. Área Temática/Título do projeto de investigação: Modern literary Journalism. Outubro de 2011 – Agosto 2012.
Mestrado:
2017 - Orientou a tese de mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto de Isaac Manuel Silva Nunes, intitulada A dimensão comunicacional do signo e sua ação na semiótica de Charles Sanders Peirce. Defendida a 26 de Outubro de 2017 com a classificação final de 16 valores.
2015 – Orientou a tese de mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto de Pedro Filipe Terra Lopes, intitulada A evolução das redes de computadores e as filosofias tecno-políticas nos finais do século XX: para uma genealogia dos novos media. Defendida a a 5 de Novembro de 2015 com a classificação final de 17 valores.
2015 - Orientou a tese de mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto de Catarina Madalena Brás da Silva, intitulada Lei das marcas registadas, culto de marca e novas tendências de branding nas redes sociais digitais. Defendida a 9 de Novembro de 2015 com a classificação final de 15 valores.
2013 - Orientou a tese de mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto de Emanuel Verdade da Madalena, intitulada Netiqueta - As regras sociais de comportamento e comunicação. Defendida a 14 de Outubro de 2013 com a classificação final de 18 valores.
2013 - Orientou a tese de mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto de Inês Catarina dos Santos Pinto, intitulada Design de interfaces homem-computador: Um estudo da interação entre o web site do P3 e os seus utilizadores. Defendida a 16 de Setembro de 2013 com a classificação final de 18 valores.
2009 - Orientou a tese de mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Nuno Ricardo Fatela, intitulada O Jogo Digital como Modelo de Crítica Social. Defendida em Marco de 2008 com a classificação de Bom com Distinção.
2007 - Orientou a tese de mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Maria Amália Raimundo, intitulada A Evolução da rede Internet em Portugal defendida em 17 de Dezembro de 2007 com a classificação de Bom com Distinção.