Paula Sofia Costa Fernandes

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Paula Sofia Costa Fernandes

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional:

Email: sofiacostafernandes@gmail.com

Sumário

Arquivista há mais de 20 anos, doutorada em História da Idade Moderna, desde 2016, tem desenvolvido a sua atividade na área da proteção e inventariação do património arquivístico, essencialmente, do concelho de Penafiel e no que concerne, fundamentalmente, arquivos privados. No que respeita a investigação tem desenvolvido o seu estudo sobre a população, saúde, religiosidade e pobreza, na idade moderna, fundamentalmente, na região do Vale do Sousa.

Grupos de investigação

PH - Populações e Saúde

Grau académico

Instituição: Universidade do Minho

Ano: 2016

Grau: Doutoramento

Classificação: Aprovado por unanimidade

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Câmara Municipal de Penafiel

Período: Abril 1999 - Present

Posição: Técnica Superior de Arquivo (Diretora do Arquivo Municipal de Penafiel)

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de Doutoramento em História, especialidade Idade Moderna, com o título: “O hospital da misericórdia de Penafiel (1600-1850)”. Universidade do Minho/Instituto de Ciências Sociais, sob a orientação da Professora Doutora Maria Marta Lobo de Araújo, julho de 2015.

Atividade científica

História da Religiosidade: (Estudo das confrarias, recolhimentos, ordens terceiras), na época moderna.

História da Saúde: (Estudo das instituições ligadas à saúde, como hospitais e boticas, profissionais de saúde, terapêuticas e os doentes), na época moderna.

História da Família: (Estudo dos arquivos de família e pessoais), na época moderna e contemporânea.

História da Pobreza, na época moderna.

História das Mulheres, na época moderna.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

“O Hospital e a Botica da Misericórdia de Penafiel (1600-1850)”. Penafiel: Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, 2016.

“Proteger o seu arquivo de família, através de contatos de depósito”, in ROSA, Maria de Lurdes; NÓVOA, Rita Sampaio da (coords.) – Arquivos de família: Memórias Habitadas (Guia para salvaguarda e estudo de um património em risco). Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, 2014.

“ Fundação e Consolidação da Misericórdia”. In RODRIGUES, José Carlos Meneses – Misericórdia de Penafiel: 500 anos. Um baluarte histórico-cultural, 2009.

“Legados que atravessam mares protegendo pobres na Misericórdia de uma terra lusa: a utilização dos bens dos ‘brasileiros’ na Misericórdia de Penafiel na Idade Moderna. In ARAÚJO, Maria Marta Lobo de; ESTEVES, Alexandra; COELHO, José Abílio; FRANCO, Renato (Coord.s) – Os Brasileiros enquanto agentes de mudança: poder e assistência. Portugal/Brasil: CITCEM/Fundação Getúlio Vargas, 2013.

“O Palácio da Batalha: Vicissitudes de um Palácio entre Bailes e Guerras”. In CEPIHS, Revista 8, S/l: Edições Húmus, 2018.

“A dotação de órfãs na Misericórdia de Penafiel nos finais da época moderna e inícios da época contemporânea”. In ARAÚJO, Maria Marta Lobo de; ESTEVES, Alexandra, Tomar Estado: Dotes e Casamentos (Séculos XVI-XIX). Braga: CITCEM, 2010.

“Legados de Missas: Salvar a alma protegendo parentes capelães”. In SANTOS, Carlota (coord.) – Família, Espaço e Património. Porto, CITCEM, 2011.

“Breves apontamentos para a história da assistência médica em Portugal e dos profissionais de saúde. A Importância do estudo das fontes locais.”. In CEPIHS, Revista 6, S/l: Edições Húmus, 2016.

“Com as mãos no terço e a alma aspirando os céus a devoção a Nossa Senhora do Rosário no concelho de Penafiel, entre o século XVII e o século XIX.” In CEPIHS, Revista 7, S/l: Edições Húmus, 2017.

“A devoção ao Menino Deus no concelho de Penafiel na Idade Moderna: entre romarias, confrarias e altares, o culto ao Menino”. In Revista da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Braga, 2017.