Joana Isabel Fernandes Duarte
Colaborador
Informação pessoal
Nome: Joana Isabel Fernandes Duarte
Agregação: Colaborador
Grau académico: Mestrado
Categoria profissional: Investigador
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Email: joanaisabelfduarte@gmail.com
Website: https://orcid.org/0000-0002-4433-8156
Sumário
Licenciada em História da Arte (FLUP, 2015), onde foi aluna de Mérito, Especialista em Património Histórico e Turismo Cultural (ICS/UM, 2016) e Mestre em História da Arte, Património e Cultura Visual (FLUP, 2018), tem como áreas de interesse os estudos cinematográficos e da imagem, o património edificado e intangível. Realizou investigação na Filmoteca de Castilla y León (Salamanca) e colabora em associações de salvaguarda do património local.
Grupos de investigação
TIH - Património Material e Imaterial
Grau académico
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 2018
Grau: Mestrado
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 2015
Grau: Licenciatura
Experiência científica/profissional atual e passada
Instituição: Filmoteca de Castilla y León (Salamanca, Espanha)
Período: Outubro 2018 - Dezembro 2018
Posição: Investigadora
Instituição: Biblioteca Pública Municipal do Porto
Período: Novembro 2017 - Janeiro 2018
Posição: Estagiária nos Serviços de Leitura e de Referência
Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento
«Se não se podem ver filmes, leiam-se as revistas»: Uma abordagem da imprensa cinematográfica em Portugal (1930-1960). Relatório de estágio no âmbito do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual apresentado publicamente à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2018, e orientado pelo Professor Doutor Hugo Barreira.
Atividade científica
No campo de atuação em História da Arte, privilegia as seguintes áreas de investigação:
Estudos da Cultura Visual > Estudos Cinematográficos; Estudos da Imagem > Fotografia e Ilustração (século XX); História da arquitetura e história urbana; Património tangível e intangível.
Projetos do CITCEM
Outros projetos
Estudante colaboradora no projeto “Porto de Virtudes” (2017), Prémio de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto, em 2017.
Publicações do CITCEM
Outras publicações
Duarte, Joana Isabel; Gonçalves, Ana Patrícia; Diogo, Andréa; Santos, Marisa (2017). "As Virtudes: a Quinta, a Fonte e a Rua dos Fogueteiros". In Passeio e Jardim das Virtudes: uma paisagem histórica urbana, 13-24. Porto, Porto: CITCEM. Disponível em linha em: http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1532&sum=sim.
Duarte, Joana Isabel; Barreira, Hugo; Gonçalves, Ana Patrícia. 2017. "Cronologia & Levantamento dos principais proprietários e intervenientes na zona das Virtudes". In Passeio e Jardim das Virtudes: uma paisagem histórica urbana. Porto: CITCEM. Disponível em linha em: http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1532&sum=sim.
Duarte, Joana Isabel (2019). "Trying to become somebody else: somos ainda induzidos pelos retratos das vedetas de cinema?". Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e Imagem, v. 3: 39-57
Duarte, Joana Isabel; Diogo, Andréa; Gonçalves, Ana Patrícia; Santos, Marisa (2017). "Bell Traditions: between the tangible and the intangible". Memoriamedia, v. 2. Disponível em linha em: http://memoriamedia.net/pdfarticles/EN_MEMORIAMEDIA_REVIEW_Bells.pdf.
Outros
Revisão editorial
Revisão editorial do livro «Passeio e Jardim das Virtudes: uma paisagem histórica urbana», em co-autoria com Patrícia Gonçalves, sob a coordenação do Professor Doutor Hugo Barreira e publicado pelo CITCEM, 2017.
Outros projetos
Investigadora e coautora de textos e fotografias na exposição virtual “Tradição Sineira: Entre o Tangível e o Intangível”, disponível no Google Arts & Culture. Acesso em: <https://artsandculture.google.com/exhibit/tradi%C3%A7%C3%A3o-sineira/KwKCYEjpvgIiLA?hl=pt-PT>
Investigadora e coautora da exposição virtual “Porto de Virtudes” (2017), disponível no Google Arts & Culture. Acesso em: <https://artsandculture.google.com/exhibit/porto-de-virtudes/MQLSBHG_Fst6Jw?hl=pt-PT> (bilingue).
Investigadora, coautora e guia intérprete da exposição física “Porto de Virtudes” (Cooperativa Árvore, julho de 2017).