Susana Maria Clemente dos Santos Piteira
Investigador Integrado
Informação pessoal
Nome: Susana Maria Clemente dos Santos Piteira
Agregação: Investigador Integrado
Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional:
Instituição: I2ADS/FBAUP e CIEBA/FBAUL
Email: suspiteira@gmail.com
Grupos de investigação
Grau académico
Instituição: Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona
Ano: 2018
Grau: Doutoramento
Classificação: Excel·lent "Cum Laude"
Instituição: Escola Superior de Belas Artes do Porto (actual FBAUP)
Ano: 1990
Grau: Licenciatura
Classificação: 14
Experiência científica/profissional atual e passada
Instituição: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Período: Outubro 2010 - Agosto 2018
Posição: Assistente Convidada no Curso de Artes Plásticas - Escultura
Instituição: Universidade de Évora
Período: Dezembro 1995 - Julho 1996
Posição: Colaboradora na Disciplina de Desenho I-II do Dep. Planeamento biofísico e Paisagistico
Instituição: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Período: Novembro 1995 - Setembro 2002
Posição: Assistente Convidada no Curso de Artes Plásticas - Escultura
Instituição: Universidade de Évora
Período: Maio 1992 - Outubro 1995
Posição: Assistente Estagiaria Dep. Planeamento biofísico e Paisagistico
Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento
2015/18 – Doutorada pelo Programa de Doctorado La realidad asediada: posicionamientos creativos (HD203): 100882 Art, natura i entorn com a tese intitulada: Escultura e Território. Contradições, dialécticas, cumplicidades e interacções. Alguns apontamentos em Portugal. Orientação do Professor Catedrático da Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona Josep Cerdà. Classificação: Excel·lent "Cum Laude" (14 de Dezembro 2018)
2000 – Pós-Graduação (DEA) Intitulado Arte Natureza e Cidade, em Portugal: para um programa de Arte Publica, no Curso de Doutoramento “Espacio Público Y Regeneración Urbana: Arte y Sociedad”, do Departamento de Escultura da Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona. Tutor: Antoni Remesar.
Atividade científica
– Arte e Território, matéria, natureza e paisagem; Processos artísticos e operativos.
– A Arte e a sua contribuição para a construção dos lugares ; Conceito de Genius Loci e de site e non-site e as suas relações com os novos paradigmas ambientais.
– Processos de globalização estética sobre o território; meios e intervenientes necessários à prática de intervenções artísticas (rural e urbano) centrados na produção de objectos , espaços ou acções (papel do artista como facilitador).
- A importância da consistência e da materialidade da escultura pelo que a distingue dos outros médium, permitindo discernir entre o mundo virtual e o mundo real, através do sentido do tacto, na sua realidade tangível optando por uma via a que podemos chamar a manifestação de uma poética da escultura , reafirmando uma tendência centrada na “criação” como aspectos essenciais do objecto artístico.
- Arte Pública.
Publicações do CITCEM
Outras publicações
Piteira, S. (2017). “Da paisagem, do tempo e do logro na pintura de Domingos Loureiro”. Revista Gama, Estudos Artísticos. Volume 5, número 9. Janeiro-Junho 2017. ISSN 2182-8539 e e-ISSN 2182-8725. 82-92.
Piteira, S. (2016). “VOID. Talhando a paisagem”. Convidada a escrever para o Dossier do nº 2º da revista, coordenado por Maria de Fátima Lambert, intitulado E Tudo o resto é paisagem....... REVISTAVISUAIS, revista do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP. ISSN 2447-1313. 2: 94-125 http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/article/view/552
Piteira, S. & Charréu, L. (2015). Campos expandidos da escultura na recuperação paisagística e urbana: um exemplo de arte pública e práticas colaborativas. ARS, Ano 13, 26. ISSN: 1678-5320. 165-179. http://www2.eca.usp.br/cap/ars26.html
Piteira S. & Guilherme J. (2005). A escultura de âmbito público: diálogos e controvérsia. Margens e Confluências. Um olhar contemporâneo sobre as artes, 9: 18-43. ISSN: 1645-6144
Piteira S. (2003). Monumento e Anti-Monumento: A simbologia da escultura publica. APHA, Nº 1, Arte e Espaço Público, 1: 7 p. Em linha http://www.apha.pt/wp-content/uploads/boletim1/SimbologiaEsculturaPublica.pdf
Piteira, S. (2019). Para uma ética das politicas de inclusão: dimensão biográfica, criatividade e educação II. XVI FORO INTERNACIONAL sobre EVALUACIÓN de la CALIDAD de la EDUCACIÓN SUPERIOR y de la INVESTIGACIÓN/El papel de las artes en el siglo XXI. Estratégias pedagógicas. Santiago de Compostela: FECIES. (Em publicação)
Piteira, S. (2019). A autoria enquanto resistência. O Artista no Século XXI. Barcelona: FBAUB. (Em publicação)
Piteira, s. (2019). Genius Loci e ekphrasis na escultura, na pintura e nos jardins. ICOCEP Book. Porto: FBA/I2ADS. (Em publicação)
Piteira, S. (2019). Diálogos contemporâneos com a xisto: O território como ferramenta de aprendizagem através da arte. Valongo: CMV. (Em publicação)
Piteira S. (2014). Para uma ética das politicas de inclusão: dimensão biográfica, criatividade e educação. Guimarães: Tempos Cruzados/Guimarães 2012/Capital Europeia da Cultura. ISBN: 978-972-95743-9-9
Piteira, S. (2019). Diálogos Contemporâneos com o Mármore: Do território à arte. Actas daConferência Internacional “Os mármores do Alentejo. 2 000 anos de memória e património”. Vila Viçosa: CECHAP. (Em publicação)
Piteira S. (2008). MIEC: Una possibilidade de pedagogía a través de la escultura pública contemporánea. III Jornadas de Educación Artística. 7 a 9 de Março. Madrid , Espanha. 5p. (189/194). ISBN: 978-84-95427-38-0
Piteira S. (2008). Linhas Paralelas o el sentido del art por la ciudadanía. II Congrés d’Educació de les Arts Visuals Creativitat en temps de canvis, 8, 9 e 10 de Novembro. Barcelona, Espanha. 4p. (468/471). ISBN: 978-84-477-1033-1
Piteira S. (2004). Intervenções de Escultura na transformação dos espaços públicos em Portugal. O Caminho da Fonte Velha, em Belver. III Congresso Internacional de História da Arte – Portugal: Encruzilhada de culturas, artes e sensibilidades. 17-20 de Novembro. Porto, Portugal . 14 p. ISSN 1646-4680. Em linha http://www.apha.pt/wp-content/uploads/boletim4/Editorial.pdf
Piteira S. (2012). O Corpo (Im)Pertinente. Uma Analogia entre Plano Íntimo e Plano Físico. Porto: FBAUP/UP/CMP.
Outros
Peer Review:
Membro do Conselho Editorial da REVISTAVISUAIS, revista do programa de PósGraduação em Artes Visuais da UNICAMP https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/index
Membro da comissão científica do ICOCEP International Congresso on Contemporary European Paiting. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / I2ADS.