Pedro Cravinho
Colaborador
Informação pessoal
Nome: Pedro Cravinho
Agregação: Colaborador
Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Investigador
Instituição: Birmingham City University
Email: pedro.cravinho@bcu.ac.uk
Website: https://pcravinho.com/
Sumário
Grupos de investigação
TIH - Património Material e Imaterial
Grau académico
Instituição: Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação de Arte
Ano: 2018
Grau: Doutoramento em Música
Experiência científica/profissional atual e passada
Instituição: Birmingham Centre for Media and Cultural Research, Birmingham City University, Reino Unido
Período: Agosto 2019 -
Posição: Senior Research Fellow on Jazz Studies
Instituição: Faculty of Arts, Design and Media, Birmingham City University, Reino Unido
Período: Janeiro 2019 -
Posição: Keeper of the Archives
Instituição: Birmingham Centre for Media and Cultural Research, Birmingham City University, Reino Unido
Período: Agosto 2018 - Julho 2019
Posição: Research Fellow on Jazz Studies
Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento
Tese Doutoramento
Título – An Open Window to a Different World: Encounters with Jazz on Television in Portugal (1956-1974)
Instituição – Universidade de Aveiro
Orientadores – Maria de Rosário Pestana (Universidade de Aveiro) e Nicholas Gebhardt (Birmingham City University)
Ano – 2018
Atividade científica
Estudos de Jazz e Músicas Populares Urbanas e sua representação nos media: imprensa, rádio, cinema e televisão; Estudos Culturais; Relações transculturais e transnacionais.
Projetos do CITCEM
Outros projetos
2010-2012 – Bolseiro Investigador no projecto “Mensageiros do Jazz: A Importância dos divulgadores no percurso do Jazz em Portugal no século XX”, Universidade de Aveiro (FCT PTDC/EAT-MMU/102624/2008, € 105,000.00).
Publicações do CITCEM
Outras publicações
Livro
Pedro Cravinho. 2016. Cadernos de Jazz em Portugal – Essays on the History of Jazz in Portugal: Jazz in Coimbra. Coimbra: JACC.
Capítulo em livro
Pedro Cravinho. (in print). “Portugal 1918-1940.” In Walter van de Leur (ed.). The Oxford History of Jazz in Europe (Vol. 1). New York and Oxford: Oxford University Press.
Pedro Cravinho. 2018. “24 – Portugal: 1920–1974.” In Francesco Martinelli (ed.), The History of European Jazz: The Music, Musicians and Audience in Context, 461-469. Sheffield: Equinox.
Pedro Cravinho. 2017. “‘A Kind of “in-between”: Jazz and Politics in Portugal (1958–1974).” In Bruce Johnson (ed.), Jazz and Totalitarianism, 218-238. New York and London: Routledge.
Cravinho, Pedro. 2012. “‘A MÚSICA AGORA É O JAZZ’: O Jazz como Palco de Resistência em Portugal, entre 1971 e 1973.” In, Maria de Rosário Girão Santos and Elissa Maria Lessa (eds.), Música Discurso Poder, 157–71. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus.
Artigos
Pedro Cravinho. 2019. ‘“The ‘Black Angel’ in Lisbon”: Josephine Baker confronts Salazar live on TV’, EU-topías 18: 123–133.
Pedro Cravinho e Brian Homer. 2019. “Everyday Jazz Lives: A photographic project on contemporary jazz musicians lives in Birmingham”, Jazz Research Journal 13(1-2): 238–264.
Pedro Cravinho. 2018. “The ‘truth’ of jazz: The history of the first publication dedicated to jazz in Portugal”, Jazz-Hitz 1: 57–72.
Cravinho, Pedro. 2016. “António Pinho Vargas, o Músico de ‘Jazz-que-não-era-Jazz’”, Glosas 14: 32–36.
Cravinho, Pedro. 2016. “Fernando Curado Ribeiro e os ‘Excêntricos do Ritmo’”, Glosas 15: 69–73.
Pedro Cravinho. 2016. “Historical Overview of the Development of Jazz in Portugal, in the First Half of the Twentieth Century”, Jazz Research Journal 6(2): 75–108.
Pedro Cravinho. 2015. “A Música do Nosso Tempo é o Jazz: António Lopes Ribeiro e Orquestra de Jazz da Emissora Nacional”, Glosas 12: 84–87.
Pedro Cravinho. 2015. “‘Swing’, ‘Hot’, ‘Jazz’ e Trompetes: Fernando Curado Ribeiro e o ‘ABC do Jazz’ no Rádio Clube Português”, Glosas 13: 83–86.
Cravinho, Pedro. 2014. “O Clube de Jazz do Orfeon”, Glosas 10: 87–89.
Pedro Cravinho e José Dias. 2014. “Jazz on Portuguese Film: Belarmino (1964) and Alice (2005) – Two Milestones.” In Kiko Mora (ed.), Quaderns de cine no 9 – Cine y músicas populares urbanas, 43–50. Alicante: Universidad de Alicante
Experiência de orientação
Alan Musson – Hearing the Lifeforce: understanding West Midlands jazz 1969-1979 through radio and podcasting production practice (Birmingham City University) – em curso
Outros
Comunicações:
"Jazz, Television, and Politics: Encounters with Jazz on Television in Portugal", paper apresentado na Jazz and Cultural Identity: In and Out of Europe Conference, Preston, 2019.
“The National Jazz Archive @ Birmingham City University: An Interdisciplinary Resource for Research, Learning and Community Engagement”, paper apresentado no Congress of the International Association of Music Libraries, Archives and Documentation Centres, Krakow, 2019.
“Documenting the Inception of the Free Jazz Scene in Portugal”, paper apresentado na Documenting Jazz International Conference 2019, Dublin, 2019.
“Exploring fado & jazz connections in Portugal: A historical overview”, paper apresentado na 12th International Jazz Research Conference, Graz, 2018.
"Reflexões em torno do Jazz em Portugal (1920-1960)", paper apresentado no XV Congreso de la Sociedad de Etnomusicología (SIBE) X Congreso de IASPM – España y I Congreso ICTM - España, Oviedo, 2018.
“‘An open window to a different world: The politics of jazz on television in Portugal (1956-1974)”, Trabalho apresentado naFifth International Rhythm Changes International Conference, Amsterdam, 2017.
“Portugal’s Jazz Landmark – Twenty-five Years of Guimarães Jazz”, paper apresentado na CHIME - Cultural Heritage and Improvised Music in European Festivals International Conference, Sienna, 2017.
“‘The Prince of Darkness still among us’: Miles Davis on and off stage in Portugal (1971-1991)”, paper apresentado na Miles Davis and John Coltrane at 90 - Retrospect and Prospect International Conference, Guildford, 2016.
“Playing the ‘changes’: between discourses and practices on Jazz in Portugal (1966- 1986)”, paper apresentado na Continental Drift - 50 Years of Jazz from Europe International Conference, Edinburgh, 2016.
“Utopia, Jazz and Television – BBC-2 Commonwealth Jazz Club series, as a case study”, paper apresentado na Jazz Utopia – Fourth International Rhythm Changes International Conference, Birmingham, 2016.
Cofundador de Encontros Científicos Internacionais:
Documenting Jazz International Conferences, www.http://documentingjazz.com/
Membro de Comissões Científicas de Encontros Científicos Internacionais:
2021 – Membro da Comissão Organizadora da conferência internacional Documenting Jazz 2021 (Edinburgh, 23-26 de Junho de 2021)
2020 – Membro da Comissão Organizadora da conferência internacional Documenting Jazz 2020 (Birmingham, 16-18 de Janeiro de 2020)
2019 – Membro da Comissão Organizadora da conferência internacional Documenting Jazz 2019 (Dublin, 17-19 de Janeiro de 2019)
2018 – Membro da Comissão Organizadora do Simpósio Inside/Out PhD (Birmingham, 17-19 de Janeiro de 2019)
2017 – Membro da Comissão Organizadora do Simpósio Jazz and Visual Style (Birmingham, 6 de Junho de 2017)
2016 – Membro da Comissão Organizadora da conferência internacional Jazz Utopia: Rhythm Changes IV (Birmingham, 14-17 de Abril de 2016)
2015 – Membro da Comissão Organizadora do Performa’ 15 – Conferência Internacional em Estudos de Performance (Aveiro, 19-21 de Junho de 2015).
2013 – Membro da Comissão Organizadora da conferência internacional Jazz Talks: 1st University of Aveiro International Jazz Conference (Aveiro, 8-9 de Novembro de 2013).
2011 – Membro da Comissão Organizadora do Performa’ 11 – Conferência Internacional em Estudos de Performance (Aveiro, 19-21 de Maio 2011).
Co-editor:
Jazz-hitz (Espanha)
Peer Review:
Jazz Research Journal (Reino Unido)
Jazzforschung (Austria)
Jazz-hitz (Espanha)
Cinéma et Cie – International Film Studies Journal (Italy)
Outros Projectos Científicos Internacionais:
2018-2019 – Project leader no projecto “Everyday Jazz Life: A photographic project on contemporary jazz musicians’ lives in Birmingham”(BCU/FRIS/rd-01-2018/2019), Birmingham Centre for Media and Cultural Research, Birmingham City University, https://everydayjazzlife.com/jazz-journeys/
Outros Projectos Científicos Nacionais:
2009-2010 – Bolseiro investigador (INET-md/FCSH-UNL BII 904) no projecto ‘Acervo José Duarte’, Centro de Estudos de Jazz, Universidade de Aveiro.
Filiação:
Cofundador and membro da Direcção da Rede Portuguesa de Jazz (Portugal)
Trustee do National Jazz Archive (Reino Unido)
Membro da Direcção Duke Ellington Society UK (Reino Unido)
Membro do Birmingham Jazz (Reino Unido)
Membro da Jazz Promotion Network (Reino Unido)
Membro da Sociedad de Etnomusicología (Espanha)
Membro da International Society for Jazz Research (Austria)
Consultadoria:
Consultadoria científica no Global Reggae Archive, Universidade das West Indies, Mona Campus, Jamaica (Kingston, Fevereiro de 2019).
Convidado para Painéis em Congressos Internacionais
The Birmingham Scene organizado pelo Jazz Connective e Jazzlines (Birmingham 10 de Março de 2020)
DESUK: Relevance, Responsibilities and Potentials of a Jazz Music Society organizado pela Duke Ellington Society UK (Birmingham 18 de Janeiro de 2020)
International Jazz Archives Meeting organizado pelo TU Dublin, Conservatório de Música e Drama (Dublin 17 de Janeiro de 2019)
Archiving / Curating Jamaican Music organizado pela 6th Global Reggae Conference – Reggae Innovation and Sound System Culture II (Kingston, 16 de Fevereiro de 2019)
La cultura del jazz en España y Portugal (1934-1965): música popular afroamericana, hot clubs y representaciones audiovisuales organizado pela Sociedade de Etnomusicologia Espanhola (SIBE),(Oviedo, 29 de Novembro 2018)
Portuguese jazz in the European Context organizado pela European Jazz Network 2018 (Lisboa, 14 de Setembro de 2018)
Jazz Research: What’s been done and what’s new? organizado pela European Jazz Network 2018 (Lisboa, 14 de Setembro de 2018)
European Jazz Research, organizado pela European Jazz Network 2016 (Breslávia, 24 de Setembro de 2016)
Jazz y blues en las dictaduras espanholas y portuguesa (1933-1975): propuestas de análisis comparativo, organizado por SIbE - Sociedad de Etnomusicología e IASMP-España, Universidad lnternacional Menéndez Pelayo (Madrid, 25 de Outubro de 2014)