Andréa Michelle dos Santos Diogo
Colaborador
Informação pessoal
Nome: Andréa Michelle dos Santos Diogo
Agregação: Colaborador
Grau académico: Mestrado
Categoria profissional: Investigador
Instituição: Queen’s University Belfast, School of Arts, English and Languages; Faculdade de Letras da Universidade do Porto (regime de cotutela)
Email: andrea.m.diogo@gmail.com
Sumário
Licenciada em História da Arte (2017) e Mestre em História da Arte, Património e Cultura Visual (2018) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As suas principais linhas de investigação incidem sobre a História da Arte, Cultura Visual e Imagem em Movimento. Estagiou no Arquivo do Irish Film Institute, em Dublin, e frequenta atualmente o Programa de Doutoramento em Film and Visual Studies pela Queen’s University de Belfast, Irlanda do Norte.
Grupos de investigação
TIH - Património Material e Imaterial
Grau académico
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 2018
Grau: Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual
Classificação: 19
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano: 2017
Grau: Licenciatura em História da Arte
Experiência científica/profissional atual e passada
Instituição: Film Archive, Irish Film Institute (Dublin, Irlanda)
Período: Fevereiro 2019 - Maio 2019
Posição: Estagiária
Instituição: REVELAR, Revista de Estudos da Fotografia e Imagem
Período: Setembro 2015 - Abril 2020
Posição: Assistente Editorial
Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento
«Sound and Vision»: a videografia de David Bowie (1969-2017). Contributos para o estudo do videoclipe. Dissertação no âmbito do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2018, sob a orientação do Professor Doutor Hugo Barreira e co-orientação do Professor Doutor Nuno Resende.
Sound, Image, Movement and Perception: (re)framing borders on synaesthesia and experimental moving image. A transmedial approach to the contemporary cinemation discourse. Tese de Doutoramento, em curso, sob orientação da Professora Doutora Aimeee Mollaghan (QUB-SARC) e co-orientação do Professor Doutor Hugo Barreira (FLUP-CITCEM).
Atividade científica
Presentemente privilegia as seguintes áreas de estudo afectas ao campo de ação da História da Arte:
> Estudos em Cinema e Cultura Visual: Imagem em movimento (Séc. XX-XXI), Cinema Experimental, Imagem-documento, Sincronia entre som e imagem, Sinestesia;
> Estudos do Património: Património material e imaterial, Património e Arquivo cinematográficos.
Projetos do CITCEM
Outros projetos
Colaboradora no projeto «Porto de Virtudes» (2017), desenvolvido no âmbito do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual, e vencedor do Prémio de Inovação Pedagógica (2017) atribuído pela Universidade do Porto.
Publicações do CITCEM
Outras publicações
Artigos científicos
1. DIOGO, Andréa M. (2019). Enjoy the Silence: Anton Corbijn and the synesthetic representation of space. Readings on landscape. Revelar (4): 7-34. Doi: 10.21747/17775302/rev4a1. Disponível em linha: https://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/article/view/8521/7783.
2. DIOGO, Andréa M.; DUARTE, Joana Isabel; GONÇALVES, Ana Patrícia & SANTOS, Marisa (2017). “Bell Traditions: between the tangible and the intangible”. MemoriaMedia (2). Disponível em linha: http://memoriamedia.net/pdfarticles/EN_MEMORIAMEDIA_REVIEW_Bells.pdf.
3. DIOGO, Andréa M. (2017). Cemeterial Heritage: between materiality and spirit of place. Reflection on the valorisation and management of death as artistic heritage, sense of belonging and collective memory. MemoriaMedia (2). Disponível em linha: http://memoriamedia.net/pdfarticles/EN_MEMORIAMEDIA_REVIEW_cemeteries.pdf.
Capítulos
4. DIOGO, Andréa M.; DUARTE, Joana Isabel; GONÇALVES, Ana Patrícia & SANTOS, Marisa (2017). As Virtudes: a Quinta, a Fonte e a Rua dos Fogueteiros. In ROSAS, Lúcia; BOTELHO, Maria Leonor & BARREIRA, Hugo (eds.). Passeio e Jardim das Virtudes: uma
paisagem histórica urbana. Porto: CITCEM. Disponível em linha em: https://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1532&sum=sim.
Atas
5. DIOGO, Andréa M. (2018). Sound and Vision. Contributos para o estudo do videoclipe. In RIBAS, Daniel; PENAFRIA, Manuela & BRANCO, Sérgio Dias (eds.). Atas do VIII Encontro da AIM. Lisboa, AIM. ISBN: 978-989-98215-9-0. Disponível em linha: https://aim.org.pt/index.php/documentos/encontro/atas/Atas-VIIIEncontroAnualAIM.pdf.
Edição de livros
6. Edição do livro Passeio e Jardim das Virtudes: uma paisagem histórica urbana. CITCEM, 2017.
7. Revisão, paginação e edição gráfica do “Catálogo de Exposição «Porto de Virtudes»”. ROSAS, Lúcia; BOTELHO, Maria Leonor & BARREIRA, Hugo (coord.) (2017). Passeio e Jardim das Virtudes: uma paisagem histórica urbana. CITCEM. Disponível em linha: https://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id024id1532&sum=sim.
Edição de número de revista
8. Revisão, paginação e edição gráfica de “Lugares sem Lugar: Fotografia e Cinema/Placeless Places: Photography and Cinema]”. RESENDE, Nuno (ed.). Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e Imagem, volume 4 (2019). Doi: 10.21747/17775302/rev4. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/issue/view/583.
9. Revisão, paginação e edição gráfica de “No Photos, Please! O retrato fotográfico como a mediação da contemporaneidade”. RESENDE, Nuno (ed.). Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e Imagem, volume 3 (2018). Doi: 10.21747/17775302/rev3. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/issue/view/394.
10. Revisão, paginação e edição gráfica de “Do Grand Tour à Big Data”. RESENDE, Nuno (ed.). Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e Imagem, volume 2 (2017). Doi: 10.21747/17775302/rev2. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/issue/view/265.
11. Revisão, paginação e edição gráfica de “O Corpo Urbano/The Urban Body”. RESENDE, Nuno (ed.). Revelar: Revista de Estudos da Fotografia e Imagem, volume 1 (2016). Doi: 10.21747/17775302/rev. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/RL/issue/view/120.
Outros Projetos
12. Investigadora e coautora da exposição virtual Tradição Sineira: Entre o Tangível e o Intangível/Bell Traditions: between the tangible and the intangible (bilingue). Google Arts & Culture, 2015. Acesso em: https://artsandculture.google.com/exhibit/tradi%C3%A7%C3%A3o-sineira/KwKCYEjpvgIiLA.
13. Investigadora e coautora da exposição virtual Porto de Virtudes (bilingue). Google Arts & Culture, 2017. Acesso em: https://artsandculture.google.com/exhibit/porto-de-virtudes/MQLSBHG_Fst6Jw
14. Responsável pelo grafismo e imagem “Porto de Virtudes”, investigadora e coautora de textos e fotografias da exposição física “Porto de Virtudes”, patente na Cooperativa Árvore (junho-julho 2017).
Outros
Comunicações:
1. DIOGO, Andréa M. (2020, 24 abril). «Heal them, with fire from above»: an intermedial (de)construction of emotional distress. Readings on the cinematic aesthetics of Queens of the Stone Age’s '...Like Clockwork' short film. Oficinas de Investigação CITCEM 19/20, Sessão 15 «Cinema, Cultura Visual e Património». Apresentação oral via plataforma Zoom.
2. DIOGO, Andréa M. (2019, 21 novembro). «Bless my homeland forever»: the totalitarian aesthetic as adaptation and subversion of ideological content. Readings on Laibach’s ‘The Sound of Music’. VIII Encontros CITCEM «Em Tempos de Guerra...». Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
3. DIOGO, Andréa M. (2019, 25 janeiro). Sound and Vision: a videografia de David Bowie (1969-2017) Contributos para o estudo do videoclipe. Oficinas de Investigação CITCEM 18/19, Sessão 9 «Cinema, Cultura Visual e Património». Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
4. DIOGO, Andréa M. (2018, 7 julho). «Cha-cha-changes: turn and face the strange». David Bowie and the gender-fluid construct: a diachronic reading of a visual manifesto. KISMIF «Gender, differences, identities and DIY cultures». Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
5. DIOGO, Andréa M. (2018, 18 maio). Sound and Vision: a videografia de David Bowie (1969-2017) Contributos para o estudo do videoclipe. VIII Encontro Anual da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Aveiro, Universidade de Aveiro.
6. DIOGO, Andréa M.; DUARTE, Joana Isabel; GONÇALVES, Ana Patrícia & SANTOS, Marisa (2017, 14 julho). Tradição sineira: entre o tangível e o intangível. Seminário «Roteiro dos Descobrimentos. Exploração de paisagens históricas, marítimas e culturais». Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
7. DIOGO, Andréa M.; DUARTE, Joana Isabel; GONÇALVES, Ana Patrícia & SANTOS, Marisa (2016, 21 abril). Tradição sineira: entre o tangível e o intangível. Congresso Internacional «Genius Loci». Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.