INVESTIGADORA DO CITCEM VENCE PRÉMIO «ESTUDOS SOBRE MUSEOLOGIA»

Natália Fauvrelle, investigadora do CITCEM integrada no Grupo de Investigação Territórios e Paisagens e coordenadora dos Serviços de Museologia do Museu do Douro (Peso da Régua), venceu o prémio «Estudos sobre Museologia», atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia. O anúncio foi feito no passado dia 24 de maio no Teatro Miguel Franco (Leiria).

O galardão distinguiu a tese de doutoramento Fazer a Paisagem no Alto Douro Vinhateiro. Desafios de um Território-Museu defendida por Natália Fauvrelle em julho de 2018, na FLUP. Alice Lucas Semedo e Gaspar Martins Pereira, também investigadores deste centro, foram, respetivamente, responsáveis pela orientação e coorientação.

O trabalho tem por tema a gestão do Património Mundial duriense. A investigadora conclui que o modelo de gestão deve ser repensado por ser excessivamente «patrimonial»: «não olha para as pessoas que estão no Douro» e é feito à distância, com pouco contacto com o território e as suas gentes. «Esse trabalho tem que ser guiado por aquilo que as pessoas que estão no terreno realmente precisam, até porque continuamos a perder população e continuamos a ter um índice baixo de rendimentos…», explicou a investigadora do CITCEM ao «Notícias de Vila Real».