CITCEM acolheu importante fórum mundial sobre demografia

O CITCEM coorganizou com a Associação de Demografia Histórica (ADEH) e com o Centre d’Estudis Demogràfics (CED) o XII Congresso da ADEH, subordinado ao tema «Demografia e História: da Catástrofe ao Risco Global». As atividades decorreram nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro e tiveram a Faculdade de Letras da Universidade do Porto como espaço de acolhimento. Os 57 painéis e os mais de duzentos participantes inscritos são números que permitem compreender a dimensão deste evento científico.

A conferência inaugural esteve a cargo do demógrafo italiano Massimo Livi Bacci e intitulou-se «Europe’s forgotten traumas: three miserable decades, 1914-1945». O autor realçou as profundas consequências demográficas – ainda hoje sentidas – dos mais de 30 anos que medeiam o início da Primeira Guerra Mundial e o ano de 1945. A passagem de Livi Bacci pelo Porto foi destacada no «Jornal de Notícias». A entrevista está disponível no site do jornal.

O congresso estruturou-se em torno de catorze eixos temáticos, potenciadores de um diálogo interdisciplinar muito evidente, por exemplo, no número de painéis em que a demografia histórica foi debatida em paralelo com estudos sobre demografia contemporânea. Este aspeto evidenciou-se, também, nas 3 sessões plenárias que sentaram lado a lado historiadores e demógrafos (destaca-se a presença de elementos dos institutos nacionais de estatística espanhol e português e do INED francês).

Para além da presença com comunicações em vários painéis, os investigadores do CITCEM desempenharam um papel fundamental na organização do Congresso. Amélia Polónia, Antero Ferreira e Norberta Amorim integraram o conselho científico; Amélia Polónia, Antero Ferreira, Filipe Salgado e Vanessa Sousa constituíram o comité local; e o Secretariado foi composto pelos colaboradores do CITCEM César Guedes, Elisabete Costa, Diogo Cardoso, Fernando Mouta, Francisco Mangas, Marlene Cruz, Marta Costa, Milene dos Anjos Fernandes e Vanessa Sousa e pelos colaboradores da Casa de Sarmento Fátima Jesus e Filipe Salgado.