Investigador Luís Silva é galardoado com o Prémio da Liberdade Religiosa 2019
"A liberdade religiosa em contexto de guerra: o caso dos católicos portugueses na I Guerra Mundial" foi o trabalho de investigação científica, direcionado à aplicação da liberdade religiosa em Portugal, que valeu a Luís Miguel Carvalho da Silva, investigador do CITCEM, o Prémio da Liberdade Religiosa 2019.
Este ano, a honra foi atribuída, uma vez mais, a uma investigação no domínio da história social. Apesar de o júri ter tido em consideração a importância da promoção de diversidade disciplinar e interdisciplinar, foi na área da história social que se destacou a investigação de maior qualidade científica.
O prémio foi concedido por unanimidade, tendo o júri destacado a coesão na estrutura do trabalho de Luís Silva, a boa redação, consistência no acabamento e o seu contributo para o aprofundamento do conhecimento de um tema pertinente e bem enquadrado na problemática da liberdade religiosa em Portugal. Mereceu ainda destaque o bom estado da arte da investigação e a novidade alcançada, que propões novas leituras que abrem horizontes especialmente nas problemáticas da liberdade religiosa e na forma como esta condiciona o catolicismo, confissão maioritária e quase exclusiva dos portugueses à época.
Poderão consultar a notícia lançada pela Secretaria- Geral do Ministério da Justiça no seguinte link: https://sgmj.justica.gov.pt/Noticias-da-SGMJ/Atribuido-o-Premio-Liberdade-Religiosa-2019