Comunidade científica em tempos de COVID-19
Imagem: Barbearia na University of California, Berkeley (1919). Acervo National Archives
Desde o início da pandemia causada pelo novo Coronavírus, universidades portuguesas e de outras partes do mundo têm desenvolvido projectos nas diversas áreas do conhecimento, com o objectivo de abrir o diálogo com a sociedade e contribuir para a qualidade do debate. No campo das ciências humanas há iniciativas que vão desde discussões com pesquisadores transmitidas em directo pelas redes sociais, concursos de ensaios, podcasts dentre outras. Listamos algumas dessas estimulantes iniciativas.
A comunidade Casa Comum da Universidade do Porto produziu uma série de podcasts sobre temas como “Epidemia e Cultura”, que trata de questões que tocam o medo, solidariedade e a produção de cultura fruto de eventos traumáticos. Os conteúdos estão disponíveis em up.pt/casacomum
A Casa de Sarmento, Centro de Estudos do Património da Universidade do Minho, lançou e disponibilizou online o livro “A Gripe Espanhola de 1918”. A publicação reúne dezasseis trabalhos que abordam as “perspetivas globais sobre a gripe e outras pandemias”, os “estudos de caráter regional” e os “impactos socioculturais da pandemia”. Aceda ao conteúdo em A Casa Sarmento.
O Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, promove o “Bons Contactos, Bons Contágios” que descreve como um desafio proposto a si mesmo no sentido de realizar um trabalho colectivo em torno d’O prazer de (com)parar. O ILCML propõe “fazer deste tempo sem tempo um tempo com tempo” e neste contexto iniciar um “Decameron do século XXI, formado por textos ou excertos de obras literárias de géneros vários, por textos inéditos curtos de poesia ou prosa, e por imagens (pintura, fotografia, cinema, vídeo), de qualquer época ou latitude” a serem publicadas diariamente no website do Instituto. Saiba mais em Bons Contactos, Bons Contágios.
No Brasil, os investigadores Paulo César Gomes (UFF), Carlos Benítez Trinidad (USC/CHAM-UNL) e Lucas Pedretti (IESP/UERJ) criaram o projecto Histórias da Quarentena, que de segunda à quarta-feira, pelas 19h30 (GMT-3), por meio de Facebook Live, uma pesquisadora ou um pesquisador apresentará diferentes questões históricas inseridas na temática da semana. O formato da Live é composto por uma “breve exposição oral de 20 minutos, seguida por um debate baseado nas perguntas enviadas pela audiência através do chat”. Às quintas-feiras, pelas 19h30, acontecerá debates entre diferentes especialistas. Acompanhe as transmissões em Histórias da Quarentena.
Caso conheça outras iniciativas académicas ligadas à pandemia de COVID-19 e queira partilhar com a comunidade CITCEM, envie-nos por e-mail para citcem_news@letras.up.pt.