CITCEM acolhe «Pandemias e História na Era da Covid-19» iniciativa coordenada por Flávio Miranda
Imagem: “The Triumph of Death” (1562-63) de Pieter Bruegel the Elder (pintura em domínio público, presente no Museo Nacional del Prado)
Após a participação de numerosos investigadores do CITCEM no e-book A Gripe Espanhola de 1918, o CITCEM disponibiliza, através do seu canal no YouTube, uma outra iniciativa, coordenada por Flávio Miranda, investigador integrado desta Unidade de I&D. A iniciativa é motivada por uma necessária reflexão sobre os impactos da pandemia que neste momento assola o mundo, conduzindo muitos países a um estado de emergência de saúde pública. “Pandemias e História na Era da Covid-19” baseia-se numa série de entrevistas informais feitas a historiadores e pretende, segundo Flávio Miranda, “fornecer ferramentas interpretativas para o grande público”, através de uma análise de surtos epidémicos na longa duração. Esta é uma forma de contribuir para uma melhor compreensão, pela sociedade civil, da pandemia atual à luz de outras crises e outros contextos. A iniciativa servirá, ainda segundo o seu coordenador, “não para prever o futuro de uma forma iluminada, mas apenas para tornar o presente um pouco menos sombrio”.
Segundo o investigador, apesar de a realidade que estamos a atravessar ser distinta de outras vividas há 700 ou 100 anos atrás, por todas as melhorias de condições de vida, pela evolução dos diversos campos científicos e pelo aparecimento de tecnologias que estão em constante evolução, existem algumas reflexões que podem decorrer da análise dessas vivências no passado. Algumas questões-chave orientam as entrevistas: Quão diferente é a realidade motivada pelo Covid-19 de outras pandemias assinaladas ao longo da história? Que respostas foram dadas pelas instituições, nacionais e locais, para responder a crises de saúde pública semelhantes? De que forma é que as pandemias do passado mudaram as sociedades, as economias, a política e as comunidades? E o que é que podemos esperar desta crise?
Os entrevistados são investigadores que, em algum momento da sua carreira, se cruzaram com o estudo de pandemias e epidemias em distintos períodos da história. Até ao momento, são três as entrevistas disponíveis, que cobrem, sobretudo, os períodos da Idade Média e o início da Época Moderna, sendo que se pretende avançar na cronologia e também na diversidade de casos em análise. Os vídeos das entrevistas poderão ser consultados, respetivamente, através dos seguintes links:
Amândio Barros (ESE - IPP/CITCEM) "As pandemias que vieram por mar"
Maria Amélia Campos (U. Coimbra) "As Colegiadas de Coimbra perante a Peste Negra"
André Silva (CITCEM, FLUP) “A Peste Negra”
Apesar de não existir um calendário fixo, pretende-se uma regularidade semanal na disponibilização destas entrevistas.
Brevemente, e em parceria com a Casa Comum da Universidade do Porto, a sua divulgação far-se-á também em formato podcast através do site: https://up.pt/casacomum/. Convidamos toda a comunidade científica a participar nesta iniciativa, sendo que os interessados devem contactar o CITCEM ou enviar um e-mail para fmiranda@letras.up.pt.