Projetos de investigadoras do CITCEM entre as 45 COST Actions aprovadas
“Women on the Move” e “Language in the Human-Machine Era” são os dois projetos que integram as 45 COST Actions aprovadas em que participam investigadoras do CITCEM. “Women on the Move” (CA19112)incorpora uma rede europeia multidisciplinar de investigadores/as que se focam no tema da mobilidade das mulheres, na longa duração, e do trabalho feminino, desde 1500 até ao presente. As suas áreas de investigação incluem a história, arqueologia, estudos de género, estudos culturais, economia e estudos sociais, e a Ação tem como objetivo evidenciar a presença e as contribuições económicas de migrantes femininas na história Europeia e suas projeções ultramarinas. Amélia Polónia (responsável pela sua coordenação na FLUP/CITCEM) e Rosa Capelão são as duas investigadoras do CITCEM envolvidas neste projeto. Marie-José Ruiz, da Université de Picardie Jules Verne (França) é a principal proponente do projeto. Esta ação integra uma ativa cooperação internacional com sete países parceiros (Austrália, China, Costa Rica, Hong Kong SAR, Índia, Kazakhstan e Nigéria).
“Language in the Human-Machine Era” (CA19102) olha para o futuro e pretende investigar a linguagem mediada em tempo real pela tecnologia na era do homem-máquina. O objetivo desta ação é o de preparar a linguística e as suas subdisciplinas para o futuro, facilitando imprescindíveis diálogos entre linguistas e as novas tecnologias, preparando a sua intervenção numa era do homem-máquina. Luciana Bessa é a investigadora do CITCEM que integra esta ação, coordenada por Dave Sayers, do departamento de Linguagem e Estudos da Comunicação da University of Jyväskylä (Finlândia). As áreas de investigação principais incluem estudos literários, estudos linguísticos e ciências da computação, com especial ênfase para as áreas de inteligência artificial, interfaces homem-máquina, realidade virtual e aumentada. Este projeto inclui uma dimensão industrial, e conta com o apoio de grandes empresas gregas e pequenas e médias empresas da Grécia, Letónia, Canadá e Suécia. Conta, ainda, com a cooperação de parceiros em cinco países para além da Europa (Austrália, Brasil, Canadá, Singapura, EUA).
Apesar de as COST Actions já terem sido atribuídas, existe a possibilidade de investigadores interessados, de todo o universo europeu, virem ainda a integraras equipas dessas Actions. Poderão consultar a sua listagem aqui.
+INFO: https://www.cost.eu/