«Os espaços urbanos portugueses medievais perante as pandemias» entrevista a Amélia Aguiar Andrade
Imagem: "The oldest known view of Lisbon" (1500-1510). Imagem presente nas Crónicas de Afonso I de Portugal (obra em domínio público)
Que pandemias afetaram os espaços urbanos portugueses durante a Idade Média? De que forma é que essas doenças se propagaram e que medidas foram adotadas pelas autoridades municipais? Que consequências sociais e políticas advieram desses surtos epidemiológicos?
A convidada para esta entrevista foi Amélia Aguiar Andrade, professora catedrática de história medieval na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de Estudos Medievais. É especialista em história urbana, económica e marítima, e irá falar-nos sobre «Os espaços urbanos portugueses medievais perante as pandemias».
A entrevista poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=o01ESYyhkW0&feature=youtu.be
A versão podcast desta entrevista e de outras dentro desta iniciativa, poderão ser consultadas através da Casa Comum da Universidade do Porto.
As restantes entrevistas desta iniciativa poderão ser encontradas no canal de Youtube do CITCEM.
Convidamos toda a comunidade científica a participar nesta iniciativa, sendo que os interessados devem contactar o CITCEM (citcem@letras.up.pt) ou enviar um e-mail para fmiranda@letras.up.pt.