Artigos de Investigadores do CITCEM publicados no JN História
O número 27 do JN História contou com a participação de Amândio Barros e Carla Ribeiro, investigadores do CITCEM e docentes na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
“Os Escravos do Navio “Conceição”" é o título do artigo de Amândio Barros. O autor reflete sobre a história da escravatura na Época Moderna. O tráfico atlântico de escravos é o foco desta peça sobre um tema considerado pelo autor como essencial de um processo de construção de impérios na longa duração. Um “negócio” que envolveu grandes capitalistas e redes comerciais, que tem a sua génese na Idade Média, mas que se consolidou na Época Moderna. Amândio Barros toma como caso de estudo o itinerário do navio Conceição, analisando algumas faces deste fenómeno, a que os portugueses estiveram profundamente ligados. Um artigo de extrema relevância, que demonstra uma realidade que continua a chocar e a mobilizar o mundo contemporâneo.
Carla Ribeiro publica o artigo “Aventuras e Desventuras dos filmes portugueses nas décadas de 1930 e 1940”, base, tanto da capa desta edição do JN História, como da referência de Pedro Olavo Simões, autor de “Os fascismos europeus projetados no ecrã”, publicado na mesma edição. Carla Ribeiro fala do cinema português no início do Estado Novo e da sua relevância enquanto ferramenta usada para provocar os sentidos acima da reflexão, funcionando como “arma” eficaz nas mãos do poder, especialmente de estados de ideologia única. A autora analisa diversas cenas retiradas de filmes portugueses conceituados da época. Desenvolve uma reflexão acerca da forma como o cinema se tornou num canal ideal de propaganda e de produção de uma história institucional e manipulada, numa época em que a teatralização destas ideologias resultou numa relação de interdependência entre linguagens de poder e o cinema.