"Templários em Portugal" de Paula Pinto Costa premiado pela Academia Portuguesa de História
Paula Pinto Costa, investigadora do CITCEM, foi galardoada com o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida – Joaquim Veríssimo Serrão, 2020, na categoria de História, pelo seu livro Templários em Portugal.
A cerimónia de entrega de prémios decorrerá no dia 9 de dezembro, na Academia Portuguesa da História, Lisboa. Contudo, atendendo às atuais limitações impostas pela pandemia, esta sessão será totalmente restrita.
SINOPSE
Templários em Portugal. Homens de Religião e de Guerra
Manuscrito Editora, Grupo Editorial Presença
Novembro, 2019
A Ordem do Templo não teve uma vida longa. Existiu durante quase duzentos anos (1119/20-1312), mas a curiosidade sobre esta e os seus cavaleiros atravessou séculos. Homens de religião e de guerra aliavam à vida de oração a arte militar, em particular a guerra defensiva com o propósito de proteger os lugares sagrados da Terra Santa e os peregrinos vindos das mais longínquas terras europeias. Apoiados pelo Papa e pelas principais monarquias da época, estes freires cavaleiros, na sua maioria, ganharam respeito e prestígio e viram recompensada a sua bravura militar, com a concessão de propriedades e benesses que levaram a um poder crescente da Ordem.