Fernão de Magalhães- Pelos Mares do Mundo Inteiro
A Direção-Geral do Património Cultural, através do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), e em parceria com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Primeira Circum-Navegação e com apoio do CITCEM, promove até 16 de outubro a exposição temporária «Fernão de Magalhães- Pelos Mares do Mundo Inteiro».
A exposição centra-se na expedição concebida e comandada inicialmente por Fernão de Magalhães, posteriormente concluída por Sebastián Elcano, e faz alusão a importantes descobertas para o conhecimento do Mundo como é o caso do Oceano Pacífico.
A visita à exposição permite um maior conhecimento sobre Fernão de Magalhães e os seus percursos de vida. Sem se focar de forma exclusiva na sequência cronológica da armada de Magalhães, a mostra permite, ainda, saber mais sobre os impactos e marcas no presente da “pegada Magalhânica”.
O circuito é composto por um conjunto documental, proveniente de arquivos nacionais e estrangeiros, de cartografia, tratados e correspondência vária, com destaque para o incontornável Tratado de Tordesilhas, do acervo do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Integra, ainda, numerosos exemplares da cultura material dos povos da Melanésia, uma região da Oceânia.
A exposição pode ser visitada, de forma livre ou orientada, de 3ª feira a domingo, das 10h às 18h.