Resultados Prémio CITCEM / Afrontamento Teses Universitárias 2020 e 2021

Desde 2011, o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço & Memória», em colaboração com as Edições Afrontamento, atribui o PRÉMIO CITCEM/ AFRONTAMENTO «TESES UNIVERSITÁRIAS».

Este Prémio visa distinguir as melhores teses de doutoramento apresentadas pelos seus investigadores em qualquer universidade portuguesa ou estrangeira no ano transato ao da sua atribuição. O Prémio tem como condição que as teses tenham obtido a classificação máxima nas Universidades a que se submeteram, e pretende proporcionar uma maior visibilidade e divulgação pública da investigação académica desenvolvida no âmbito do CITCEM.

Aos membros júri cabe a apreciação dos diversos trabalhos, com base nos seguintes critérios: originalidade, transdisciplinaridade, qualidade literária e adequação da tese à edição em livro.

 

Na edição de 2020 venceram, ex-aequo, as seguintes teses:

«O clima do Noroeste de Portugal (1600-1855): dos discursos aos impactos», de Luís Pedro Silva.

«Vivências de Camilo Castelo Branco a partir da sua correspondência», de José Manuel Oliveira.

 

Na edição de 2021 venceram, ex-aequo, as seguintes teses:

«O tabelionado na cidade do Porto no século XV», de Ricardo Seabra.

«Le strutture fortificate medieval nel território della Diocesi di Porto (Nord del Portogalio) e della Brianza (Nord Italia): uno studio comparativo (IX-XII secolo)», de Andrea Mariani.