Sessão de divulgação Acções Marie-Curie (MSCA) do H2020
Teve lugar, no dia 15 de Outubro de 2018, na Reitoria da Universidade do Porto, uma sessão de divulgação das Acções Marie-Curie (MSCA) do H2020, organizada pelo Gabinete de Promoção do Programa Quadro (GPPQ) em colaboração com a Comissão Europeia.
Na referida sessão foram abordados os programas de financiamento RISE e ITN. O Programa RISE (Research and Innovation Staff Exchange) destina-se a projectos de investigação e inovação em qualquer área científica, implementando a mobilidade e o trabalho em rede. Os projectos submetidos a candidatura têm de incluir um consórcio composto por um mínimo de três organizações independentes de três países diferentes (dois dos quais pertencentes à União Europeia). É também obrigatória a participação de entidades não académicas (indústria, serviços, museus, hospitais, arquivos, etc.).
Os períodos de mobilidade podem durar entre 1 a 12 meses e a duração máxima do projecto é de 4 anos. O financiamento total possível para cada projecto pode chegar aos 2,5 milhões de euros, que se traduzem em 540 meses de mobilidade, a distribuir pelas diversas instituições participantes no consórcio.
Trata-se de um programa de financiamento altamente competitivo, sendo os principais critérios de avaliação das candidaturas a excelência do projecto (50%), o impacto (30%), e a implementação (20%).
Período de candidaturas de projectos RISE: 4 de Dezembro de 2018 a 2 de Abril de 2019; 5 de Dezembro de 2019 a 7 de Abril de 2020.
O Programa ITN (Innovative Training Network) encontra-se, neste momento, aberto a candidaturas (até 15 de Janeiro de 2019), voltando a abrir entre 12 de Outubro de 2019 e 9 de Janeiro de 2020.
O ITN destina-se a estudantes de doutoramento com experiência de investigação igual ou inferior a 4 anos. Prevê a colaboração internacional e intersectorial bem como a mobilidade transnacional. O programa desenvolve-se em três modalidades: European Training; European industrial; European joint doctorates. Os períodos de mobilidade dos estudantes situam-se entre 3 e 36 meses.
Mais informações sobre os referidos Programas podem ser obtidas na página http://ec.europa.eu/research/mariecurieactions/ ou junto do Gabinete de Promoção dos Programa Quadro ID&I, a funcionar na Reitoria da Universidade do Porto (Margarida Santos – MSCA NationalContactPoint).
Refira-se que também o portal www.uporto2020.up.pt disponibiliza informação sobre as oportunidades de financiamento para a comunidade académica a nível regional, nacional e europeu.
O CITCEM está aberto a acolher candidaturas aos programas RISE e ITN e dispõe de investigadores que poderão prestar esclarecimentos a potenciais interessados.