Sessão informativa Acções COST
Teve lugar, no dia 31 de Outubro de 2018, no Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, uma sessão de divulgação das Acções COST (European Cooperation in Science and Technology), promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A referida sessão foi transmitida em streaming,estando disponível em https://www.youtube.com/watch?v=INNfD1TExZw
As acções COST têm como destinatários investigadores em qualquer estádio da carreira (juniores, seniores, estudantes de doutoramento). Focam-se na excelência da investigação básica e aplicada, da investigação fundamental e seu impacto na sociedade.
Pretendem ser inclusivas, funcionando como uma rede colaborativa e aberta a todos os campos da ciência e tecnologia, numa perspectiva interdisciplinar. Assim, qualquer investigador pode manifestar interesse em participar numa Acção COST activa, contactando os respectivos responsáveis; para tal, deverá começar por identificar as Acções COST activas no site www.cost.eu
A cada dois anos são abertas três calls para Acções COST. No ano corrente (2018), o período de candidaturas termina a 29 de Novembro.
As candidaturas submetidas terão de contar com um consórcio constituído por um mínimo de sete países membros da COST, quatro dos quais Inclusiveness Target Countries (ITC). Deverão incluir instituições académicas, não académicas ou ligadas à indústria. A proposta pode ser apresentada por uma rede consolidada (em consórcio), ou por investigadores/ instituições que pretendam constituir uma rede de conhecimento.
Os planos de actividade são financiados até um máximo de quatro anos, à razão de 130 mil euros/ ano (valor máximo a atribuir).
A COST financia actividades de rede: reuniões; planos de mobilidade; conferências; acções de disseminação (brochuras ou publicações, por exemplo), training schools, short-term scientific missions, ITC Conferences. Não financia recursos humanos, consumíveis ou equipamentos.
Mais informações podem ser obtidas em www.cost.eu ou https://www.fct.pt/ (ponto de contacto nacional: Teresa Martins/ FCT)