«A Cólera de 1885 em Espanha» entrevista a Fernando Girón-Irueste
Imagem: "El obispo de Salamanca, padre Cámara, visita a los afectados por el cólera en 1885" (1885) de Revista La Ilustración Católica (imagem em domínio público)
Dando continuidade à iniciativa «Pandemias e História na Era da Covid-19», acolhemos, mais uma vez, o especialista Fernando Girón-Irueste (Real Academia de Medicina y Cirugía de Andalucía Oriental e professor jubilado de história da ciência), que foi entrevistado anteriormente por Flávio Miranda sobre o tema «A Peste Negra no Reino de Granada no Século XIV».
Desta vez, Fernando Girón-Irueste falar-nos-á sobre «A Cólera de 1885 em Espanha» com o intuito de conhecermos melhor esta doença, que continua a infetar entre 3 a 5 milhões de pessoas e a causar a morte de mais de cem mil pessoas anualmente. Nesta entrevista pretende-se explorar questões como: Qual é a origem da cólera? Que sintomas tem e que efeitos causa nas pessoas que infecta? Que surtos epidemiológicos são conhecidos e que consequências teve em Espanha, no final do século XIX?
A entrevista poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=8Vo6UZ1lQjU
As restantes entrevistas desta iniciativa poderão ser encontradas no canal de Youtube do CITCEM.
Convidamos toda a comunidade científica a participar nesta iniciativa, sendo que os interessados devem contactar o CITCEM (citcem@letras.up.pt) ou enviar um e-mail para fmiranda@letras.up.pt.